Futebol Internacional

Tabu ‘albiceleste’, argentinos nunca venceram em Wembley

Argentina's national footbal team sing their national anthem before the South American qualification football match for the FIFA World Cup Qatar 2022 between Argentina and Colombia at the Mario Kempes Stadium in Cordoba, Argentina on February 1, 2022. (Photo by Juan Mabromata / AFP) (Photo by JUAN MABROMATA/AFP via Getty Images)

Nesta quarta-feira (1) em Londres, Argentina e Itália disputarão pela primeira vez a Finalíssima, decisão de uma partida só em que o campeão sul-americano enfrenta o campeão europeu. O torneio de 2022 foi recriado nos moldes do troféu Artemio Franchi, disputado em 1985 e 1993.

Para os argentinos o ‘algoz’ não serão os italianos, mas sim o estádio de Wembley, os sul-americanos jogaram 6 vezes no mítico palco europeu e nunca triunfaram. Os confrontos, sempre disputados com a seleção inglesa de futebol, tiveram um saldo de 3 empates e 3 derrotas.

A mais emblemática das disputas aconteceu em 1966, ano em que os ingleses conquistaram a Copa do Mundo em casa, e derrotaram os argentinos pelo caminho por 1×0 diante de 90 mil espectadores em um jogo marcado pela expulsão de Antonio Rattín.

O árbitro alemão Rudolf Kreitlein expulsou Rattín por indisciplina que, não fluente em alemão, solicitou um intérprete para entender a expressão dada pelo ‘juiz’. O argentino precisou ser escoltado pela polícia local após 10 minutos de paralização, e ao sair de campo amassou uma bandeira do Reino Unido em revolta. Após o episódio, a FIFA se viu obrigada a criar o cartão vermelho que simbolizava a expulsão.

Se para a seleção argentina o Wembley é um tabu indesejado, para Messi o estádio traz boas recordações, foi ali em 2011 contra o Manchester United que o imparável Barcelona de Guardiola derrotou os ingleses por 3×1 na final da Champions League.

A rivalidade Argentina e Itália cresceu principalmente na era Maradona, onde o craque argentino desfilou em campos italianos com a camisa do Napoli. Nos confrontos gerais foram 15 jogos, com 6 vitórias italianas, 4 argentinas e 5 empates.

O confronto mais memorável, e talvez o mais doloroso para os europeus, foi a semifinal da Copa do Mundo da Itália em 1990, justamente em Nápoles, vencida pelos argentinos nos pênaltis após empate em 1×1 no tempo normal e na prorrogação.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo