Tática ENM

Análise: Tango argentino no Mineirão

Acerto em todas bolas longas e participação em gols credenciam Zaracho como titular do Atlético-MG
Foto: Divulgação

O Atlético Mineiro recebeu o xará de Goiânia e venceu a partida por 4×1 jogando dentro do seu próprio território. O jogo foi marcado pela grande exibição ofensiva do Galo, principalmente no que concerne os dois argentinos da equipe, Nacho e Zaracho.

Ambos foram fundamentais na vitória do time mineiro. Além dos argentinos, Hulk e Savarino também fizeram uma ótima partida. o Galo foi uma equipe com uma altíssima dinamicidade e intensidade em campo. Mecanismos táticos ofensivos muito bem alinhados. Veja a análise no vídeo abaixo.

Savarino e Hulk são dois jogadores extremamente associativos, gostam de um jogo apoiado, se sentem confortáveis com a ideia de um jogo pautado a partir da aproximação das linhas. Hulk com mais liberdade, recua, se movimenta e abre espaços para outros jogadores poderem atacar a profundidade. Já Savarino, um pouco mais preso em um setor do campo, tem a função de alargar horizontalmente o campo para o Galo, joga como um extremo, mas que bem como flutua por dentro, em algumas ocasiões.

No entanto, abordando os protagonistas da noite.

Zaracho fez dois golaços e de diferentes formas. O médio também tem ampla liberdade ambulatorial em campo e fez jus à escalação. No primeiro, o argentino atacou muito bem o espaço pela ponta, deixado pela quebra do balanço defensivo da defesa do ACG, puxou para dentro e acertou um belo chute. Já no segundo, o central estava flutuando por dentro, recebeu livre na entrada da área e mais uma vez, golaço.

Já ao que concerne Nacho Fernandes, este é um verdadeiro gênio do posicionamento. Note pelo mapa de calor do jogador que o atleta se movimenta, quase que literalmente, no campo todo. Marcou dois gols por estar bem posicionado no gramado.

O Galo ganhou muito em graças ao dinamismo dos homens de frente. Taticamente foi uma equipe mais organizada, quando comparada a jogos anteriores. Detalhe, o Atlético Goianiense sofreu mais gols nesta única partida, do que na somatória de todo o restante dos jogos que participou neste Campeonato Brasileiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo