Vôlei

Taubaté quase tropeça, mas consegue levar a melhor em cima do Uberlândia na estreia da Superliga

Taubaté vence Sada Cruzeiro e conquista Troféu Super Vôlei (Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)
Foto: Divulgação EMS Taubaté

Considerado um dos favoritos na briga pelo título da Superliga masculina de vôlei 2020/2021, o Taubaté quase rateou na estreia da equipe na competição. O time paulista viajou até Minas Gerais para encarar o Uberlândia na noite desta terça-feira (03). Apesar de jogar mal e tropeçar no segundo set, os paulistas recuperaram o ritmo e levaram a melhor por 3 sets a 1, com parciais de 27/25, 25/23, 25/16 e 25/18.

Entretanto, para a equipe mineira, a derrota foi mais amarga do que de costume. A partida desta noite marcou a estreia do Uberlândia na elite do vôlei brasileiro. Apesar do encerramento da última Superliga masculina B por causa da pandemia de coronavírus, os dois primeiros colocados ao final da fase de classificação conquistaram a vaga o torneio. E foi o caso do Uberlândia, o vice-líder. 

Assim, sob o comando do técnico Manoel Honorato, foram dois acessos seguidos: da Superliga C para a B, em 2019, e da B para a A neste ano. Na atual temporada, o time disputou o Campeonato Mineiro e terminou na terceira colocação. A equipe não venceu nenhum jogo da primeira fase e também foi derrotado na semifinal. Na disputa pelo terceiro lugar, o time enfim conseguiu uma vitória, vencendo o América-MG. 

Já o campeão de 2018, o Taubaté chegou forte para a disputa da nova temporada. O elenco, reformulado com grandes nomes do vôlei brasileiro, como Bruninho e Maurício Borges, demonstrou que é capaz e o que se pode esperar do time na Superliga.

Até agora, o Taubaté conquistou dois títulos e um vice nos três torneios que disputou nesta temporada. Venceu o Troféu Super Vôlei e a Supercopa, que reúne os últimos campeões da Superliga e da Copa Brasil, superando o Cruzeiro em ambas as ocasiões. Além disso, ficou com o vice-campeonato paulista, sendo derrotado pelo Vôlei Renata.

O JOGO

Os dois primeiros sets foram muito disputados. O Uberlândia jogou bem nessas parciais, fazendo excelentes defesas e dando trabalho ao ataque adversário. Enquanto isso, o Taubaté só conseguiu impor o estilo de jogo agressivo nos dois últimos sets.

A equipe paulista estava apagada no início da partida e não parecia ter presença de equipe o suficiente para vencer. No segundo set, quando perdeu por 25 a 23, o time estava sem ritmo e sem entrosamento dentro de quadra.

Porém, foi só perder a segunda parcial para engrenar e voltar a demonstrar duas das principais características do time: volume de jogo e pressão em cima do adversário. E foi assim que o Taubaté levou a melhor, abrindo vantagem nas parciais do fim da partida: no terceiro set por 25 a 16, e no quarto por 25 a 18.

O central Lucão foi o maior pontuador da partida com 14 pontos, sendo 11 de ataque e três de bloqueio. No entanto, o jogador que foi eleito o melhor dentro de quadra, foi João Rafael, autor de 12 pontos.

 A SUPERLIGA

A Superliga masculina teve início no dia 31 de outubro e conta com 12 equipes participantes. Vale lembrar que, neste ano, os duelos de quartas de final, semifinais e finais serão todos disputados em série melhor de três. 

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo