Basquete

Técnico do San Antonio Spurs, Gregg Popovich fala sobre os protestos nos EUA e critica Trump: “Ele é um covarde”

Fonte: Facebook/San Antonio Spurs

O treinador do San Antonio Spurs, Gregg Popovich falou no último domingo (31), sobre as manifestações nos EUA. Em entrevista ao jornalista Dave Zirin, da revista The Nation, Popovich comentou sobre a morte de George Floyd e criticou o presidente norte-americano Donald Trump.

Para o técnico, a violência policial e o racismo são problemas antigos nos EUA. Ele ressaltou que sem a compreensão da questão racial e lideranças fortes, as mudanças não acontecerão.

– O que me impressiona é que todos nós vemos essa violência policial e o racismo, e já vimos tudo isso antes, mas nada muda. É por isso que esses protestos têm sido tão explosivos. Mas sem liderança e compreensão do problema, nunca haverá mudança. E os americanos brancos evitaram enfrentar esse problema desde sempre, porque tem sido nosso privilégio poder evitá-lo. Isso também precisa mudar.

Popovich também criticou a postura de Trump em relação aos protestos e a crise atual, mas disse que o problema vai muito além do presidente norte-americano.

– É inacreditável. É tudo sobre ele. É tudo sobre o que o beneficia pessoalmente. Nunca é sobre o bem maior. É muito claro o que precisa ser feito. Precisamos de um presidente que simplesmente diga ‘Vidas Negras Importam’. Apenas diga essas três palavras. Mas ele não consegue. O problema, no entanto, é maior do que apenas Trump. O sistema precisa mudar. Farei o que puder para ajudar, porque é isso que os líderes fazem.

Durante a entrevista, o treinador pentacampeão da NBA ainda chamou Trump de covarde.

– Estou chocado por termos um líder que não pode dizer ‘Vidas Negras Importam’. É por isso que ele se esconde no porão da Casa Branca. Ele é um covarde. Na verdade, acho melhor ignorá-lo. Não há nada que ele possa fazer para melhorar a situação por causa de quem ele é: um idiota louco.

Gregg Popovich é o terceiro treinador mais vitorioso da história da NBA, com 1.272 vitórias, e conquistou cinco títulos da liga com o San Antonio Spurs, em 1999, 2003, 2005 e 2007. O técnico, formado na Academia da Força Aérea norte-americana, costuma se posicionar sobre questões sociais e faz parte do comitê de injustiça racial da NBA.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo