Santos

Técnico Fabián Bustos é apresentado com discurso sobre trabalho e equilíbrio: ‘Fazer o melhor pela instituição’

Foto: Divulgação/ Santos FC

O técnico Fabián Bustos foi apresentado nesta quarta-feira (02), no CT Rei Pelé. Em modo de coletiva virtual, o argentino de 52 anos esclareceu sobre o momento do clube na temporada, revelou a honra de comandar o Peixe, necessidade por reforços, jovens da base e técnicos estrageiros no Brasil.

Apesar do clube ter contratado quatro atletas para incorporar o elenco deste ano, existe setores para suprir a falta de equilíbrio do plantel. Sem poder fazer grandes investimentos, a agremiação busca no mercado jogadores que cheguem por baixo custo. O novo comandate, falou sobre a possibilidade;

Hoje falo de um nome, de uma possibilidade, por ser o Santos, vai subir o valor. Deixo com a diretoria. Temos que trazer jogadores que venham para jogar. Que seja mais do que temos. Com o trabalho, vamos melhorar o que somos. Se a diretoria conseguir reforços, serão bem-vindos porque virão para somar– explicou. 

O momento delicado do time no Campeonato Paulista passa pela irregularidade da equipe nas partidas. Em resumo, Bustos avaliou o desempenho da equipe;

Quando temos erros de finalização, não é culpa só do atacante. E defensivamente é igual. Temos que melhorar em cada espaço do jogo. Temos que pressionar melhor, pressionar alto quando dá. Temos que ser mais intensos para recuperar a bola, atacar o rival e gerar situações de gol. Não há só um item. São todos. Vamos trabalhar, que é o que gostamos– analisou

Para saber mais sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo pelo Twitter, Facebook e Instagram.

Com a carreira realizada até o momento no futebol equatoriano, o novo professor santista declarou estar feliz e agradecido. Porém, alertou que este momento, não é para dar desculpas;

-Tenho a chance de estar nesse gigante do continente. Estou feliz e agradecido. Temos coisas a trabalhar na construção, no tático, no defensivo. Não vamos colocar desculpas. É trabalhar muito. Se os dirigentes conseguirem reforços, serão bem-vindos. Vamos trabalhar duro para melhorar. Na construção, no tático, defensivo, gerar mais situações, como gosta a torcida. Uma equipe que tem que gerar situações de gol, estar no campo rival. Vamos tentar fazer o melhor pela instituição – enfatizou.

O comandante argentino, mais uma vez, enalteceu a alegria por treinar o Santos, mas alertou que neste momento tem que mostrar trabalho. Além disso, pediu força ao torcedor e lembrou que o futebol brasileiro é muito equilibrado.

No fim de semana já tem partida importante. Tem a Copa do Brasil. É o mais complicado! É uma honra, o Santos me abriu as portas para estar no futebol brasileiro. Não há muito tempo para falar, tem que trabalhar. Peço a torcida que nos apoie, que dê mais crédito aos nossos jogadores. Vi como é importante ter a torcida apoiando, pressionando o rival. Temos muitos meninos, jogadores com muita capacidade. Precisamos estar todos unidos. Todos temos que melhorar essa situação. O futebol brasileiro é isso. Enfrentei o Flamengo, o Fluminense e o Santos. Vi muitas partidas do Brasileirão, da Copa do Brasil. E é muito equilibrado. Vi ontem o Mirassol eliminar o Grêmio. Futebol brasileiro é intenso e complicado. Podemos crescer taticamente. Hoje temos que recuperar um pouco o que é da existência do Santos – lembrou.

Fabián foi perguntado sobre o elenco que tem à disposição. Na resposta, afirmou que diagnosticou algumas situações e disse que precisa ajudar os atletas para melhorar o desempenho. Ainda reforçou que é necessário contratações para ter uma agremiação competitiva.

Estou há três dias treinando. Me reuni com a comissão técnica, meu grupo, o departamento de futebol. Diagnosticamos algumas situações. Não vamos falar porque são jogadores nossos. Ao invés de criticá-los, temos que ajudar a melhorarem. Temos que trabalhar para não colocar desculpas. Trabalhar e ver o que os dirigentes podem fazer sobre alguma contratação. Fazer uma melhor equipe para competir. No Paulista, temos três jogos. Tomara que não sejam só três. Que sigamos melhorando. Para isso, temos que conseguir o resultado fim de semana – reiterou.

Um dos nomes avaliados, o que está mais próximo de acertar com o Alvinegro é o zagueiro Maicon, que atualmente é jogador do Cruzeiro. Após o aceno positivo de Bustos, o defensor de 33 anos, pode ser anunciado nas próximas horas. Mas, deixou o negócio nas mãos da diretoria.

Depende da diretoria. Jogador importante, com bons antecedentes. Se contratarmos, vai nos ajudar a trabalhar e lutar por uma vaga no time – respondeu.

Na tabela de classificação geral do estadual, o clube da baixada santista, ocupa a décima primeira colocação com 10 pontos. Somente a três acima da zona de rebaixamento. No ano de 2021, a equipe lutou até a última rodada da primeira fase para escapar da degola e vê esta possibilidade se repetir nesta atual edição. O treinador, falou sobre a situação;

É muito difícil. O Santos é gigante e demanda resultado. Acreditamos no trabalho e que podemos melhorar. Quando a direção chamou, não tivemos dúvidas. Com o trabalho, vamos melhorar o que somos. Se a diretoria conseguir reforços, serão bem-vindos porque virão para somar. Tenho claro tudo que ocorreu no ano passado. Primeiro o Paulista, Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sul-Americana. Temos que maturar os jogadores jovens. Se conseguimos um ou dois reforços grandes, eles podem ajudar esses meninos – reforçou.

O treinador falou sobre as variações táticas que implementa durante o seu trabalho. Mas, lembrou que nos treinamentos e com o passar do tempo, terá o seu time ideal.

Não vou dar informações ao rival de como vamos jogar. Podemos jogar no 4-3-3, 4-2-3-1, 4-4-2. Depende dos jogadores e de como vamos montar. Se vamos ter mudanças, veremos amanhã com treino mais tático. Os jogadores ganham chance no dia a dia. O time que vai começar no sábado, possivelmente, não será o mesmo daqui a seis meses. Tomara que encontremos o time ideal o mais rápido possível – indagou.

O técnico respondeu sobre os jovens da base que subiram neste ano. Por isso, elogiou os atletas e o futebol brasileiro.

Acredito que Lucas Barbosa, Rwan Seco, Lucas Pires, Diogénes, todos treinam com a gente. Lucas Pires é titular, Barbosa fez gol no último jogo. Rwan está buscando espaço. Aqui tem muita matéria-prima. Brasil é assim. Tem jogadores com potencial e podem crescer. Todos que vimos estão em bom nível e trabalharão com a gente

O comandante, falou sobre o que os ténicos estrangeiros podem agregar no futebol brasileiro.

Podemos agregar trabalho, intensidade, inteligência para conseguir o resultado. Saber como se portar em cada partida. É uma pergunta melhor para os dirigentes. O futebol brasileiro sempre foi importante, mas agora repatriou muitos jogadores famosos. Jogadores preferem vir para cá do que estar na Europa. Isso faz o melhor futebol do continente. Sobre a comissão técnica, passa pela diretoria. Não é uma pergunta para mim. – afirmou.

Já com Fabián Bustos na área técnica, o Santos se prapara para enfrentar a equipe da Ferroviária, neste sábado (05), às 18:30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Luminosa, na cidade de Araraquara. O time do litoral, ocupa a terceira colocação do grupo D, com 10 pontos somados. No momento, está fora da zona de classificação para a próxima fase do Paulista.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo