Red Bull Bragantino

Thiago Scuro fala sobre momento ruim do Red Bull Bragantino e afirma que Barbieri “não é o problema”

Após as eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores Scuro falou ao SporTV que a responsabilidade pela má fase vivida tem que ser dividida

Foto: Ari Ferreira / Red Bull Bragantino

Após a eliminação do Red Bull Bragantino da Copa do Brasil, uma semana depois de também ser eliminado na Libertadores, o diretor executivo do clube, Thiago Scuro, falou ao Seleção SporTV sobre o momento vivido pelo clube. Em um ponto importante descartou a possibilidade da demissão do técnico Maurício Barbieri.

“Esse é um dos privilégios estar numa organização como a Red Bull. Eu penso futebol desta forma e a Red Bull nos dá condições de praticar assim. É natural que o ambiente externo olhe para o resultado e enxergue apenas a troca do treinador como solução. Mas nós temos a convicção que, hoje, este não é o problema do Red Bull Bragantino. Se este fosse o problema, se fosse a liderança do treinador, se fosse as ideias que ele estava implementando, sem dúvidas nós estaríamos tratando dessa possibilidade. Um clube de futebol tem um sistema muito mais complexo do que só o treinador. Precisamos tentar amadurecer a visão de diminuir um pouco esse protagonismo do treinador.” explicou o diretor que ainda confia no comandante Bragantino. 

“Temos muitas vezes a ideia que o sucesso e o fracasso pertencem a ele (treinador). É uma parte importante desse processo, é uma liderança relevante, mas tem um sistema em torno que ele já vem há mais de dois anos sendo desenvolvido, preparado e aprimorado dentro dessa liderança do Barbieri. Não tem muito sentido jogar isso fora por um recorte pequeno de 30 dias. Hoje, o trabalho nosso é encontrar as causas de dificuldade nossa de desempenho. O resultado tem sido consequência de um desempenho abaixo do que estamos buscando para que a gente possa retomar o bom desempenho lá de trás“, continuou.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Mauricio Barbieri falou sobre a derrota do Red Bull Bragantino pela Libertadores. Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bull Bragantino
Mauricio Barbieri na derrota do Red Bull Bragantino diante do Estudiantes pela Libertadores. Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bull Bragantino

Agora o clube busca uma retomada na temporada depois das decepções nas duas competições, restando agora penas o Campeonato Brasileiro. Há oito jogos sem vencer, o clube já é pressionado pela torcida no pior momento desde que o clube passou a ser gerenciado pela Red Bull, em abril de 2019, Scuro segue acreditando nas informações internas que possui e vai apostar nelas. 

“Para isso (a retomada), envolve trabalho meu, de todos outros membros do staff, óbvio que do Barbieri também, mas também dos atletas. Em muitos momentos, os atletas são isentados desses fracassos. E não pode ser, na nossa visão. Os atletas têm que ser responsabilizados também pelo o que está acontecendo e trabalhar para que isso tome outro rumo. Tive pouca experiência em clubes associativos, mas daí tenho que concordar que seria quase impossível a manutenção do trabalho da forma como estamos fazendo e enxergando, muito mais preocupados em gerir o clube de dentro do que de fora para dentro, respeitando a opinião dos torcedores, dos integrantes da imprensa, mas acreditando mais no que temos de informações, de conhecimento do que acontece no dia a dia”,  acrescentou o diretor executivo.

Outro ponto importante da entrevista foi falar sobre o perfil de contratações do clube, que contrata jovens atletas (sobre esse tema há o texto de ontem no site sobre).O dirigente segue acreditando que ainda é um modelo a ser seguido.

“Esse é um tema recorrente quando se fala de Red Bull Bragantino: “faltam jogadores experientes…”. O nosso entendimento no foco em jovens não é a venda, mas qualidade do jogador. Temos hoje jogadores em que nível de qualidade técnica que um clube do nosso porte não teria acesso se nós não tivéssemos desenvolvido esses atletas. Tem vários nomes que vocês acompanham e sabem. Para que a gente possa projetar em um médio prazo uma equipe apta a brigar por grandes títulos dentro do nosso país e do nosso continente. A lógica por trás do investimento em jovens é muito mais técnica, competitividade, do que relacionado ao aspecto financeiro, apesar que acontece por ser parte desse negócio, da indústria do futebol. Temos hoje jogadores dentro do clube que, mesmo jovens, são muito experientes. Idade e experiência são coisas diferentes”, disse.

+ Mais experiente que Bragantino, Leipzig envelhece e é campeão, mas mantém “trava” de idade em contratações; Salzburg se mantém jovem

+ Red Bull Bragantino terá seis jogos no mês de junho; veja o calendário

Atualmente, o Braga se encontra na 14ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. São apenas 10 pontos somados nas oito partidas que o time disputou na competição. O próximo jogo do Massa Bruta será no próximo domingo (5), quando o time recebe o Internacional, que também vive crise interna, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O jogo é válido pela 9ª rodada do Brasileirão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo