Futebol Internacional

Thomas Tuchel atinge marca histórica no comando do Chelsea

Tuchel
Foto: Dave Shopland/IPS/Shutterstock via Imago Images

Às vésperas de encarar o Real Madrid no jogo de ida das semifinais da Champions League, o Chelsea de Thomas Tuchel atingiu uma marca histórica ao vencer o Derby Londrino contra o West Ham por 1 a 0 neste sábado (24). Após 21 jogos disputados, o treinador alemão acumula uma sequência invicta com oito vitórias e dois empates nos primeiros dez jogos fora de casa somando todas as competições, status nunca antes alcançado por outro comandante dos Blues.

                 

Antes disso, Claudio Ranieri era o único treinador que havia atingido tal façanha na história da Premier League. Atualmente na Sampdoria, o italiano acumulou uma invencibilidade nos primeiros 11 jogos fora de casa na campanha vitoriosa do Leicester durante a temporada 2015/16, que terminou com o título improvável do Campeonato Inglês e a coroação de jogadores pouco conhecidos à época, mas que se destacam no cenário do futebol europeu de hoje, como Jamie Vardy, Riyad Mahrez e N’Golo Kanté.

Da porta dos fundos de Paris para o sucesso a curto prazo em Londres

Mesmo tendo levado o Paris Saint-Germain de Neymar, Mbappé e companhia pela primeira vez à tão sonhada final da UEFA Champions League na temporada 2019/20, quando acabou derrotado por 1 a 0 pelo Bayern de Munique, Thomas Tuchel recebeu a notícia de que havia sido demitido do cargo de treinador da equipe francesa na véspera de Natal. A informação foi veiculada pela imprensa francesa antes mesmo de ser comunicada oficialmente pelo clube, o que só ocorreu dias depois.  

Para sorte de Tuchel, a vida de desempregado não durou muito. Praticamente um mês depois de deixar o PSG, o alemão assumiu o lugar de Frank Lampard como novo treinador do Chelsea em 26 de janeiro e já encarou seu primeiro adversário na Inglaterra no dia seguinte.

Pela 20ª rodada da Premier League, os Blues empataram em 0 a 0 com o Wolverhampton no Stanford Bridge. Não foi uma estreia empolgante, aliás, a palavra ‘empolgação’ não é mesmo compatível com o estilo de jogo de Tuchel, mas ainda assim, não se pode chamá-lo de fracassado, Muito pelo contrário.

Com uma defesa praticamente impenetrável e um ataque cirúrgico, o Chelsea acumulou uma sequência invicta de dez vitórias em 14 jogos, sendo duas delas contra o Atlético de Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Das 21 apresentações sob comando de Thomas Tuchel, os Blues tiveram 16 clean sheets (“lençóis limpos”), expressão inglesa usada para indicar o número de vezes que um time terminou um jogo sem sofrer gols.

O recém-chegado treinador só conheceu o sabor amargo da derrota em duas ocasiões: a primeira delas, acachapante, uma goleada de 5 a 2 sofrida para o West Bromwich, então penúltimo colocado da Premier League, em pleno Stamford Bridge, na 30ª rodada do Campeonato Inglês. O duelo foi marcado pela expulsão com cartão vermelho direto para o zagueiro Thiago Silva aos 29 minutos do primeiro tempo, quando o Chelsea vencia o jogo por 1 a 0.

Thiago Silva recebe cartão vermelho e é expulso contra o West Bromwich/Foto: Clive Rose via Imago Images

O segundo e último revés de Tuchel veio no jogo de volta das quartas de final da Champions League contra o Porto. Com um golaço de bicicleta do atacante Taremi nos acréscimos, a equipe portuguesa venceu o Chelsea no Stanford Bridge, mas acabou ficando sem a vaga nas semifinais pelo resultado do jogo de ida, quando os Blues venceram por 2 a 0.

Confira os números do Chelsea de Thomas Tuchel:

Jogos21
Vitórias14
Empates5
Derrotas2
Gols marcados27
Gols sofridos9
Clean sheets (jogos sem sofrer gols)16

Para manter a invencibilidade nos jogos fora de casa, o Chelsea terá de segurar o poderoso ataque do Real Madrid, adversário do time londrino na próxima terça-feira, em jogo válido pelas semifinais da Champions League, no estádio Alfredo Di Stéfano, às 16h. Você acompanha a cobertura em tempo real desse jogaço aqui no Esporte News Mundo!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo