Ceará

Tiago Nunes comanda primeiro treino como técnico do Ceará e é apresentado oficialmente

Foto: Marcelo Vidal / Ceará SC

No início da noite desta quarta-feira, 1º, o novo técnico do Ceará, Tiago Nunes, foi apresentado oficialmente à imprensa. Ao seu lado, estavam presentes o presidente do clube, Robinson de Castro, o executivo de futebol, Jorge Macedo, e o diretor de futebol, Eduardo Arruda.

                 

+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Tiago celebrou o acerto com o Ceará e falou sobre o projeto que o fez aceitar o desafio de assumir o clube e de como acredita no elenco que tem à disposição.

“Muito feliz, muito bem recebido, desde o primeiro contato que tivemos. Aceitei rapidamente esse convite, porque o projeto está sendo conduzido de maneira séria e equilibrada. Grupo competitivo, de muita qualidade e que, nesse momento, me faz ter a certeza que podemos colher bons frutos no trabalho que se inicia agora, herdado do trabalho vencedor do Guto. Tive oportunidade de trocar mensagem com ele ontem. Agradecer ao Guto, que a gente possa ter a sabedoria de conduzir o bom legado que fica, e possamos dentro da nossas limitações dar contribuição necessária para o que Ceará possa se manter crescendo”, afirmou o técnico.

O comandante alvinegro pontuou que espera melhorar a campanha da equipe no campeonato brasileiro. Atualmente, o Ceará é o oitavo colocado com 24 pontos e enfrenta no próximo dia 12, o Grêmio, em Porto Alegre.

“Sinto-me pequeno em relação ao Ceará, muito pequeno, venho humildemente aqui para tentar dar o máximo de contribuição possível, principalmente tentar manter essa boa campanha. Venho com o desafio de dar continuidade, colaborar com os atletas. Fazer parte, venho para ser mais um agente transformador. Melhorar a campanha que foi feita com excelência no ano passado, mantendo o Ceará nessa crescente. No futebol a gente nunca está tranquilo. Independente da posição que ocupa, a gente está sempre pressionado. É a cultura do nosso futebol brasileiro. Queremos fazer uma interface com as categorias base também, temos um processo já bem estabelecido e viemos contribuir”, destacou Tiago.

Questionado sobre a possibilidade de trabalhar com Yony Gonzalez, o Tiago elogiou a postura do jogador e ressaltou que terão oportunidades com ele, àqueles que se destacarem nas atividades.

“O Yony eu conheci jogando pelo Junior Barranquilla, na Sul-Americana em 2018, quando ele teve atuação destacada. Depois, no Fluminense. Trabalhei com ele rápido no Corinthians. É um atleta que comigo teve ótima postura profissional. A gente tem que dar oportunidade. Acredito na meritocracia, que é o próprio atleta que se escala. No primeiro treino de hoje, eles se dedicaram muito. Quem se dedicar vai ter oportunidade. Se ele for esse jogador, vai ter oportunidade. Se não for, não terá”.

CONFIRA MAIS TRECHOS DA COLETIVA DE TIAGO NUNES:

Estilo de jogo

– Eu sou avesso a rótulos. Sou um profissional com formação acadêmica. Sempre tive o cuidado de tentar explorar todos os momentos do jogo. Já treinei equipes onde eram extremamente defensivas e jogavam no contra-ataque, e já treinei equipes que eram ofensivas e propõem o jogo dentro e fora de casa a qualquer custo. Vai muito da característica dos jogadores, das circunstâncias do adversário. Os treinadores têm que transitar em todos os modelos, e não somente em um. Os EUA, por exemplo, têm uma excelência em esporte, muitas vezes a torcida grita: “Defesa”, porque valoriza também esse momento do jogo. Eu sei que a essência do futebol brasileiro é ofensivo, vistoso, plástico. Mas o calendário daqui é cada vez mais apertado, a qualidade técnica cai. Penso que temos de tentar transitar em todas as ideias.

Motivos pelos quais o fizeram aceitar treinar o Ceará

– Primeiro pela característica dos jogadores, que são potentes fisicamente e que têm capacidade de jogar em mais de uma posição, muitos deles, e também pela performance que já vem apresentando nas últimas temporadas me motivaram a treinar esse grupo. O segundo motivo é que a cada ano o Ceará está crescendo, demonstrando capacidade de também competir por títulos, não só competir por vagas. Me seduz esse tipo de desafio. Acredito muito no tralhado coletivo. Somado às informações externas, da condução política do clube, através de uma instabilidade, do último trabalho do Guto (Ferreira), que foi de mais de um ano e meio. Isso dá confiança para o treinador imaginar que ele possa ter uma longevidade também, e é o que vim buscar aqui no Ceará.

Reforços

– O grupo é competente, tem qualidade, é competitivo, mas se houver a possibilidade de agregarmos mais qualidade, sem dúvida, vamos ver as possibilidades. Temos que ter cuidado, não é contratar por contratar, é buscar atletas que venham realmente para acrescentar qualidade, aumentar disputa interna pelas posições, a competitividade. Vamos discutir nos próximos dias, se houver possibilidade, sim, mas se por acaso se não vier, penso que o grupo é competitivo e tem qualidade suficiente para alcançar os objetivos que foram traçados.

Vina

– É um atleta reconhecidamente de alta capacidade técnica e capaz de resolver o jogo. Os números dele neste ano mostram que é um dos jogadores, que mais têm capacidade de participar de momentos decisivos, sejam com assistências ou gols. Este tipo de atleta precisa estar sempre sendo potencializado, jogando em setores do campo que podem dificultar a vida do adversário. Este é o papel do treinador, colaborar neste sentido. Mas tem a parcela que é do próprio.

+ LEIA MAIS| Ceará vence Aliança na estreia do Campeonato Cearense Sub-20

Tiago Nunes comandou o primeiro treino com o elenco na tarde de hoje, que também serviu para que o grupo conhecesse os novos integrantes da comissão técnica. São eles Kelly Guimarães e Evandro Fornari, auxiliares, Pedro Sotero, analista de desempenho e André Volpe, o novo preparador físico.

Foto: Marcelo Vidal / Ceará SC
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo