Sport

Times de Pernambuco lançam nota contra medida de vetar rádios nos estádios

Na tarde desta sexta-feira, as equipes de maior prestígio de Pernambuco se reuniram e lançaram uma nota oficial contra a medida que visa vetar, dos estádios, os rádios e outros elementos que fazem parte da cultura dos torcedores do Estado.

                 

O uso do rádio, instrumento bastante utilizado pelos torcedores do estado, puxa uma lista extensa de recentes proibições encampadas pela Secretaria de Defesa Social que visam diminuir possíveis casos de violência dentro e nos arredores das praças esportivas.

Veja Também

Em contrapartida, a nota das equipes prega a união em busca da manutenção de aspectos que são presentes de maneira positiva para o futebol pernambucano e se encarrega de desmistificar algumas justificativas utilizadas pela Secretaria de Defesa.

Confira a nota oficial:

As centenárias instituições pernambucanas abaixo identificadas agradecem a sensibilidade do Comando da Polícia Militar do Estado ao corrigir, de maneira imediata, o evidente equívoco em que se constituiu a pretensão de proibir o uso de rádios nos estádios de futebol.

A medida citada era irrazoável, desnecessária e ineficaz, por melhores que eventualmente sejam seus objetivos. Não há nenhuma evidência estatística, empírica ou técnica de que a restrição da liberdade de utilização do rádio possa, efetivamente, contribuir para a redução da violência.

O uso do rádio nos estádios é parte essencial, para muitos, da própria experiência dos espetáculos de futebol. O rádio é importante veículo de informação – e isso sim pode contribuir, muito, para a segurança dos cidadãos – e de opinião.

Mas não é só. No campo, o velho radinho de pilha é um instrumento essencial para a emoção do jogo (e, para os privados de visão, para acompanhar a partida em conexão com a energia do estádio). Sem ele, parte da magia do futebol se perde.

Também viemos aqui pedir que esta sensibilidade seja aplicada com relação aos instrumentos musicais utilizados pelas torcidas pernambucanas, tendo em vista que não representam qualquer risco à integridade de quem frequenta as arquibancadas. A festa precisa continuar dentro do estádio, garantindo que esta paixão seja passada de geração para geração.

SPORT CLUB DO RECIFE
SANTA CRUZ FUTEBOL
CLUBE NÁUTICO CABIPARIBE
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo