Olimpíadas

Tiro com Arco: brasileiro nas oitavas e favoritos eliminados no individual; veja o resumo do dia

Foto: Jonne Roriz/ COB

As competições do tiro com arco retornaram na tarde desta quarta-feira (28) – madrugada no Brasil –, no Parque Yumenoshima, em Tóquio, para as disputas das segunda e terceira rodadas do evento individual masculino e feminino.

Os 64 competidores de cada chave se enfrentaram em um sistema de mata-mata e com o chaveamento pré-definido pela colocação na fase classificatória: o primeiro colocado contra o 64º; o segundo contra o 63º; e assim por diante.

Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

O Brasil conta com representantes no feminino e no masculino. Na chave masculina, o brasileiro Marcus Vinícius D’Almeida fez sua estreia no mata-mata nesta madrugada. O arqueiro se classificou em 40º lugar com 651 pontos, mas teve disputas consistentes e conseguiu ótimos resultados.

Ele segue na disputa por medalhas na modalidade. Venha conferir um resumo da participação do Brasil no tiro com arco individual e mais algumas surpresas no primeiro dia de confrontos de mata-mata na modalidade. Na chave feminina, A brasileira Ane Marcelle faz sua estreia na madrugada desta quinta-feira, às 5h57, contra a mexicana Ana Vazquez.

BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA

O arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida chegou à segunda fase do tiro com arco individual, após se classificar na 40ª colocação geral entre 64 atletas. Com esse resultado, o brasileiro teve pela frente o britânico Patrick Huston – 25º na classificatória com 658 pontos.

Marcus Vinícius fez uma prova consistente e não precisou dos cinco sets para derrotar o rival pelo placar de 7 a 1. As parciais da disputa foram: 27 a 27 (1º set); 29 a 27 (2º set); 28 a 27 (3º set); e 26 a 24 (4º set). Vale lembrar que no tiro com arco cada vitória em sets vale 2 pontos e o empate 1 ponto para cada competidor. Aquele que perde o set não soma pontos.

No confronto da terceira fase, o representante do Brasil repetiu o excelente desempenho da etapa anterior e venceu o holandês Sjef van den Berg pelo mesmo placar de 7 a 1 com parciais de 27 a 27 (1º set); 29 a 26 (2º set); 28 a 27 (3º set); e 26 a 24 (4º set).

A classificação às oitavas de final é o melhor resultado de um brasileiro no tiro com arco em Jogos Olímpicos. Marcus Vinícius segue em busca de uma medalha inédita para o país na modalidade e volta ao Parque Yumenoshima na próxima sexta-feira (30), às 21h30 – horário de Brasília – para enfrentar o italiano Mauro Nespoli.

+ Agenda Olímpica: Dias e Horários das competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio

FAVORITOS ELIMINADOS

A Coréia do Sul entrou na competição como favorita à conquista dos três primeiros lugares no pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O país venceu todas as disputas por equipes no tiro com arco – feminino, masculino e misto – e, ainda, classificou as três primeiras colocadas na chave feminina e o 1º e 3º lugares na disputa masculina – o “intruso” entre os coreanos foi o arqueiro americano Brady Elisson.

A surpresa começou com a eliminação da arqueira sul-coreana Jang Min-hee (2ª colocada na classificatória), na 3ª fase da competição. Ela perdeu para a japonesa Miki Nakamura por 6 a 2, com parciais de 26 a 28 (1º set); 25 a 26 (2º set); 26 a 27 (3º set); 27 a 26 (4º set). Com o resultado, ela está eliminada dos Jogos Olímpicos.

Na chave masculina outra eliminação da Coréia do Sul. O arqueiro Kim Je-deok – líder geral na classificatória – perdeu para o alemão Florian Kahllund, por 7 a 3, e está fora da disputa por medalhas. As parciais do confronto foram: 30 a 28 (1º set); 27 a 27 (2º set); 27 a 28 (3º set); 26 a 27 (4º set); e 28 a 29 (5º set).

ESTREIA DE ANE MARCELLE

A brasileira Ane Marcelle inicia sua caminhada na 2ª fase do tiro com arco individual contra a mexicana Ana Vazquez. As duas tiveram desempenho parecido na fase classificatória. A arqueira do Time Brasil terminou a 1ª fase da competição em 33º lugar com 636 pontos. Já Vazquez ficou na 32ª colocação com um ponto a mais, 637 pontos. O confronto entre elas está marcado para a madrugada desta quinta-feira (29) – tarde no Japão – às 5h57, no Parque Yumenoshima.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo