Geral

Título do Atlético, choro de Suarez, rebaixamento… o que de melhor aconteceu na última semana da La Liga

Atlético de Madrid vence Sociedade e abre vantagem na La Liga
Foto: divulgação Atlético de Madrid

Vencedores, perdedores, drama e emoções fortes: aqui está tudo o que você precisa saber sobre a última semana da temporada 2020/2021 da La Liga.

Corrida pelo título: Atlético de Madrid é campeão pela 11ª vez

A intensa briga pela taça da LaLiga Santander 2020/2021 chegou aos momentos finais bem no último dia da temporada, no último sábado (22) – com o Atleti visitando o Real Valladolid e o Real Madrid recebendo o Villarreal. Os dois lados da capital lutavam pelo título, mas saíram atrás no placar para só depois conquistarem a vitória de virada por 2-1. Isso garantiu que o Atlético vencesse o campeonato por dois pontos, com o Colchonero sendo apresentado com o troféu no Wanda Metropolitano, no domingo (23). Eles conquistaram a primeira divisão da Espanha pela 11ª vez.

Qualificação para a Liga dos Campeões: Real, Barcelona e Sevilla se juntam ao Atlético

Chegando ao último dia, já sabíamos que Atlético de Madrid, Real Madrid, Barcelona e Sevilla seriam os quatro representantes da Espanha na Liga dos Campeões – mas ainda não sabíamos a ordem. Com o Barcelona e o Sevilla vencendo por 1-0, os duelos contra Eibar e Alavés, respectivamente, não houve mudanças e o clube culé terminou em terceiro, à frente do Rojiblanco, em quarto. A soma de 77 pontos do clube andaluz é um recorde para eles na LaLiga.

A dupla da Liga Europa: Real Sociedad e Real Betis

Real Sociedad, Real Betis e Villarreal estavam separados por apenas um ponto ao entrar no último fim de semana da LaLiga Santander – com o quinto e o sexto lugares garantindo uma vaga na Liga Europa, enquanto o sétimo ficava com a recém-criada ‘Conference League’. A derrota do Villarreal para o vice-campeão Real Madrid significa que o Submarino Amarelo terminou em sétimo. Com isso, serão Real Sociedad e Real Betis que representarão a Espanha na segunda competição de clubes mais importante da UEFA em 2021/2022.

Como foi citado, o sétimo lugar significa que o Villarreal é a primeira equipa espanhola a se qualificar para a nova competição da UEFA, a ‘Conference League’. Mas, o Submarino Amarelo ainda pode se classificar para a Liga dos Campeões, se vencer a final da Liga Europa deste ano – marcada para a tarde desta quarta-feira (26) – contra o Manchester United. Nesse cenário, a Espanha teria cinco times na Champions do próximo ano e nenhum participante da ‘Conference League’.

A batalha contra o rebaixamento: Huesca e Real Valladolid perdem

O rebaixamento do Eibar para a LaLiga SmartBank foi confirmado na penúltima rodada, antes que Huesca e Real Valladolid não conseguissem os resultados de que precisavam na rodada final – o que significa que também estão indo para a segunda divisão da Espanha. Por outro lado, o Elche venceu o Athletic Club por 2-0 para evitar a queda no último dia, uma grande conquista, considerando que havia superado os playoffs no ano passado.

Promoção automática: Espanyol e RCD Mallorca voltam imediatamente

Enquanto uns descem… outros sobem! Embora ainda falte uma semana para a LaLiga SmartBank 2020/2021 terminar, o RCD Espanyol e o RCD Mallorca já garantiram a promoção, apenas um ano depois de terem sido rebaixados. Liderados por novos treinadores, eles foram os dois melhores times durante todo o ano e darão as boas-vindas às estrelas da LaLiga Santander em seus estádios na próxima temporada.

Os playoffs da LaLiga SmartBank: cinco times lutam pelas quatro vagas

A última vaga da LaLiga Santander para a temporada 2021/2022 será decidida nos playoffs da LaLiga SmartBank. As equipas que terminarem entre o terceiro e o sexto lugar – atualmente com CD Leganés, Almería UD, Girona FC e R. Sporting – lutarão no sistema de mata-mata. No entanto, a equipe de Gijón, sexta colocada, está empatada em pontos com o Rayo Vallecano, em sétimo, que ainda pode chegar aos playoffs.

Promoção no futebol profissional: equipe B da Real Sociedad faz história

Os playoffs da terceira divisão também foram disputados no último fim de semana, com Burgos, Amorebieta, Ibiza e a equipe B da Real Sociedad vencendo para chegar à LaLiga SmartBank. Cada um desses clubes traz um ângulo interessante e uma história única para o nível profissional, sendo os jovens de La Real o primeiro time ‘B’ a atingir esse nível desde o Sevilla B em 2018.

+Deu a lógica: Atlético é campeão na última rodada e Real amarga o vice; relembre outras decisões na La Liga

+Depois de ser herói da conquista na La Liga, Suárez desabafa: “me menosprezaram”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo