Futebol Internacional

Títulos, artilharias e recordes: entenda porque Robert Lewandowski é o favorito para o prêmio FIFA The Best 2020

Foto: Sebastian Widmann/Bongarts/Getty Images

Acontece, nesta quinta-feira (17), a cerimônia de premiação do FIFA The Best 2020, onde Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Robert Lewandowski disputam a honraria de melhor jogador do mundo da temporada 2019/20. Em razão da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia será realizada em ambiente virtual com transmissão ao vivo do site oficial da FIFA, a partir das 15h (horário de Brasília).

Em um ano atípico para o futebol, é natural que a escolha do Melhor Jogador do Mundo seja determinada por critérios mais objetivos e estatísticos, deixando de lado as preferências por cada jogador ou por estilo de jogo. Não se trata de talento, mas sim de números. Seguindo essa premissa, fica fácil entender porque Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, é o grande favorito para receber o prêmio.

A TRÍPLICE COROA

Alavancado pela campanha extraordinária do Bayern de Munique desde a chegada do treinador Hansi Flick, em novembro de 2019, Lewandowski foi protagonista das três conquistas do clube alemão na última temporada: Champions League, Bundesliga e Copa da Alemanha.

Além dos títulos, o atacante polonês foi coroado como artilheiro nas três competições, algo inédito no futebol mundial. Nem mesmo Messi ou Cristiano Ronaldo, que foram artilheiros de no máximo dois de três torneios, alcançaram tal feito. Lewandowski, aliás, quebrou uma sequência de 12 anos de artilharias seguidas de Cristiano Ronaldo e Messi na Liga dos Campeões.

Veja os números de Lewandoski na temporada 2019/20:

. Artilheiro e campeão da Champions League (15 gols em 10 jogos);

. Tornou-se o 2º jogador com o maior número de gols em uma mesma edição da Champions (atrás apenas de Cristiano Ronaldo, que marcou 17 gols na temporada 2013/14 e outros 16 gols na temporada 2015/16);

. Estipulou o recorde de marcar 4 gols em 16 minutos em um só jogo da Champions, contra o Estrela Vermelha, na fase de grupos;

. Artilheiro e campeão da Bundesliga (34 gols em 31 jogos);

. Artilheiro do Campeonato Alemão pelo terceiro ano consecutivo (recorde ao lado de Gerd Müller);

. Estrangeiro com mais gols em uma única edição da Bundesliga;

. Artilheiro e campeão da Copa da Alemanha (6 gols em 5 jogos);

. total de 55 gols em 47 jogos (média de 1,17 gol por partida) e

.- Único jogador da história a ser artilheiro das três principais competições (Liga dos Campeões, Campeonato e Copa Nacional).

JOGADOR DO ANO DA UEFA

Outro forte indício que aponta o favoritismo de Lewandowski como melhor do mundo é a escolha do Jogador do ano, da Uefa. O prêmio da entidade europeia é visto como um “termômetro” para o The Best e a Bola de Ouro, embora haja diferenças nos premiados pelas federações.

Na temporada 2019/20, o grande vencedor foi Robert Lewandowski, que desbancou a concorrência de Kevin de Bruyne, do Manchester City, e Manuel Neuer, também do Bayern de Munique. O anúncio do polonês como melhor jogador da temporada europeia foi no dia primeiro de outubro, na cerimônia do sorteio dos grupos da Champions League 2020/21.

Com três títulos e três artilharias em uma temporada perfeita, Lewandowski tem absolutamente tudo a seu favor para ser eleito o Melhor Jogador do Mundo em 2020.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo