Botafogo

“Todos os jogos servem como construção para a Série B”, afirma Marcelo Chamusca ao fazer testes no Carioca

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Por pouco o Botafogo não saiu vitorioso do seu primeiro clássico da temporada. Para o técnico Marcelo Chamusca, técnico do Glorioso, apesar da frustração inicial, a partida serviu para fazer testes na equipe e dar mais minutagem aos jogadores contratados.

Sobre o Campeonato Carioca, o treinador foi enfático ao falar que o objetivo é estar entre os classificados para a fase final, porém o foco do time é construir um padrão para a disputa do Brasileirão Série B, a fim de subir de volta à elite do futebol nacional.

– Carioca é importante pra nós e queremos estar entre os quatro no final da primeira fase. Temos que ser coerentes e ter tranquilidade para analisar jogo a jogo, estamos construindo um time. Foi a primeira semana cheia de treinos que eu tive e, a partir de semana que vem, não terei mais isso. Vai ser jogar, recuperar e jogar. Sempre jogamos com ambição pelos três pontos até aqui. Todos os jogos servem como construção para a Série B, oportunidade que temos para melhorar e criar um vestiário com espírito vencedor. Temos que melhorar na questão da associação performance e resultado. Vamos iniciar a Série B mais conectados, com mecânica estruturada e confiança em condição melhor para buscar o acesso à Série A. A gente vive um jogo de cada vez. – afirmou Chamusca.

O comandante do Alvinegro criticou a falta de pré-temporada, por outro lado, destacou os testes que fez durante a partida que contou com diversas variações táticas durante os 90 minutos, além de dar rodagem e ritmo de jogo para os novos atletas do elenco.

– Tem um ponto que é muito importante pra gente analisar a construção. Estamos fazendo os testes, colocando os jogadores que são contratados e construindo um padrão tático em jogos oficiais. Não tivemos pré-temporada, não fizemos jogos-treino, então na prática teremos essas surpresas em relação às alternâncias de jogar. Eu não sou preso a sistema nenhum de jogo, mas fico preso aos conceitos em cada fase do jogo. Essa experiência está tendo que ser feita com a bola rolando e vai ser assim no Carioca. Nossa intenção é conseguir vencer os jogos, estamos na briga.

Apesar do empate com sabor de derrota, o técnico avaliou a segunda etapa do Botafogo e já pensa no adversário da próxima quarta-feira, em mais um clássico, dessa vez contra o Flamengo.

– A gente fez um segundo tempo muito bom no aspecto de construção de jogadas, neutralizamos muito bem o Vasco até um determinado momento e tivemos muitas possibilidades em transição e contra-ataque. (Empate no fim) deixa a gente frustrado, porque nosso sentimento é pelo tanto que a gente produziu no segundo tempo. Tivemos muitas chances de matar o jogo, ficamos com o sentimento de frustração porque tivemos ambição e jogamos para vencer. Mas estou satisfeito que os jogadores seguiram o plano de jogo. A gente pode ficar chateado e remoer até amanhã de manhã. À tarde já temos que estudar e pensar no Flamengo e recuperar a confiança para quarta-feira.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo