Mais Esportes

Tóquio não terá público nos Jogos Olímpicos após governo japonês decretar novo estado de emergência

Foto: IOC/Yuichi Yamazaki

Na próxima segunda-feira (12), Tóquio estará sob novo estado de emergência, devido ao aumento nas infecções pelo coronavírus. A medida vai se estender até o dia 22 de agosto. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8) pelo Primeiro-Ministro japonês, Yoshihide Suga. Por conta dessa decisão, a Ministra das Olimpíadas, Tamayo Marukawa, comunicou que não haverá público nas arenas esportivas da capital durante os Jogos Olímpicos.

— Nós precisamos dar passos firmes para prevenir outro surto nacional, também considerando o impacto de novas variantes. As restrições podem ser suavizadas se os efeitos da campanha de vacinação forem claros e se assistirmos a uma melhora da situação — afirmou Suga em entrevista coletiva.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, chegou à capital japonesa nesta quinta-feira e vai se reunir com os representantes do Comitê Organizador Local, do governo japonês e da prefeitura de Tóquio para definir as medidas que serão tomadas para o evento. Um dos temas em pauta será a possibilidade de que as áreas de competição fora de Tóquio possam receber um percentual reduzido de público. Uma coletiva de imprensa está marcada para esta noite (horário do Japão), quando será divulgada a decisão.

+Sheilla reforça time de comentaristas da Globo em Tóquio e comemora nova parceria com trio bicampeão olímpico

Ministro responsável pela gestão da pandemia, Yasutoshi Nishimura atribuiu ao aumento “da circulação de pessoas” o crescimento nas infecções. Além disso, ele acrescentou que “a variante Delta (originária na Índia), mais infecciosa, já representa cerca de 30% dos casos” e a expectativa é de que “esse número vá continuar crescendo”.

Nas últimas 24 horas, o país registrou 920 novos casos da Covid-19. Este é o maior número desde 13 de março de 2021. A vacinação ainda caminha a passos lentos: apenas 14,5% da população está totalmente imunizada. Segundo informações da agência de notícias Reuters, com esse cenário, a restrição de público nos Jogos Olímpicos se tornou, também, uma questão política. O Japão tem eleições gerais marcadas para o final do ano.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo