Coritiba

Torcida do Coritiba protesta contra diretoria; Rodrigo Pastana é o principal alvo

Foto: Divulgação/Coritiba

POR BRENO ANTUNES E GIULIA MAIA

O Coritiba enfrenta um momento de turbulência. Após cinco derrotas em sequência com apenas um gol marcado – o de Sabino na final do Paranaense -, a torcida se reuniu nesta segunda-feira (17) em frente ao Couto Pereira para protestar contra a permanência da gestão de futebol do Coxa. Os envolvidos exigem mudanças e cobram posicionamentos da diretoria do clube com relação à má fase do time. Os nomes mais comentados são os do diretor de futebol Rodrigo Pastana, do técnico Eduardo Barroca, e Samir Namur, presidente do Coxa.

O protesto foi organizado pela torcida organizada Dragões Alviverde, que pediu para que a manifestação fosse pacífica e que todos respeitassem as medidas de prevenção à Covid-19. No domingo (16) o clube foi surpreendido com pichações nos muros do estádio pedindo a saída de Pastana e Samir. O ato reuniu cerca de 200 pessoas, segundo participantes. As torcidas Curva 1909 e Império Alviverde também participaram do ato.

Torcedores se reúnem em frente ao Couto Pereira. Vídeo: Divulgação/Frente Popular Alviverde

— Acredito que os torcedores querem demonstrar sua indignação e revolta por 3 anos de uma gestão sem títulos. […] Demonstrar nossa insatisfação com o atual situação que o clube atravessa, contratações e renovação de atletas que não agregaram ano passado e seus vínculos com o clube foram prolongados -, explicou um participante do protesto, que preferiu não se identificar.

O membro da Torcida Organizada Dragões Alviverde, Rodney Welder, comentou a motivação dos torcedores para a realização do ato. — Foi uma série de fatores, desde o começo dessa gestão na realidade. É um acúmulo de tudo o que tá acontecendo dentro do Coritiba ao longo dos anos: sequência de maus resultados, sequência de erros da atual gestão do Coritiba e do diretor de futebol Pastana.

MÁ FASE

A pressão se intensificou após o revés sofrido pelo time alviverde contra o seu maior rival, o Athletico-PR. Foram dois gols nos acréscimos que garantiram a taça do Campeonato Paranaense para o Furacão. Na época, Barroca frisou em entrevistas o foco principal do Coritiba em 2020: o Campeonato Brasileiro. 

— A gente precisa o mais rápido possível virar a chave, aproveitar muitas coisas de bom que a gente fez nesse campeonato. A gente fez uma campanha muito boa. […] A gente vai ter um primeiro momento de campeonato [brasileiro] com adversários muito fortes, e a gente precisa jogar bem, ser competitivo como a gente foi nessas duas partidas -, afirmou o treinador do Coritiba logo após o vice-campeonato no Estadual.

O Brasileirão não começou da forma que o técnico esperava. Com três placares iguais – 1 a 0 -, o Coritiba viu Internacional, Bahia e Flamengo vencerem. O time iniciou todas as partidas com bom desempenho, mas não conseguiu se manter no nível dos adversários. 

A torcida começou a exigir resultados do técnico e do diretor de futebol do time. Depois da derrota para o Flamengo, o G5, grupo da gestão do Coritiba, se reuniu no último domingo (16) para decidir os direcionamentos do time e da diretoria. Depois de horas de reunião, a equipe decidiu manter Barroca e Pastana, contrariando a vontade da torcida. 

RODRIGO PASTANA

O diretor de futebol do Coritiba, em entrevista coletiva, pontuou motivos para a má fase do time: os jogadores lesionados, como Rafinha, Giovanni, Giovani Augusto, Thiago Lopes e Gabriel e o orçamento deficitário do clube para contratação de novos jogadores. Pastana também comentou a sua expectativa para o clube nesta temporada. — Eu não acho que nós vamos lutar contra o rebaixamento. Eu acho que nós vamos fazer um campeonato seguro e aposto até que a gente possa brigar por uma competição sul-americana.

Nos últimos dias, os muros do Couto Pereira apareceram pichados. Foto: Divulgação (Twitter)/Rede Coxa

O último clube em que o Executivo de futebol atuou foi o Paraná Clube, do final de 2016 até setembro de 2018.  Pastana foi responsável por levar o tricolor à série A em 2017, depois de dez anos. O time enfrentou uma fase ruim em 2018, ano em que foi desclassificado da Copa do Brasil na segunda fase e foi rebaixado novamente para a segunda divisão, com apenas 4 vitórias em 38 jogos. A principal crítica da torcida tricolor foi em relação às 35 contratações, que não foram efetivas durante a temporada.

Rodrigo Pastana iniciou sua carreira no Grêmio Barueri, onde permaneceu por 6 anos. O currículo do executivo é extenso, com passagem pelo Cascavel, Goiás, São José, Criciúma, Figueirense, Bahia, ABC de Natal, Ceará e Guarani. O diretor é conhecido por ajudar a montar times que conquistam acessos, da série C para a B, ou da segunda para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. 

Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Coritiba vai em busca da primeira vitória na Arena Corinthians - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo