Fluminense

Torcida do Fluminense pretende alterar expressão racista em música que provoca o Flamengo

Foto: Lucas Merçon/FFC

Motivada pelo dia da Consciência Negra, a torcida organizada do Fluminense, Bravo 52, pretende mudar a letra de uma das músicas mais cantadas por conter uma expressão racista. A canção “Desde Pequeno Te Sigo” contém a expressão “mulambo imundo” em provocação ao Flamengo, rival do Tricolor. O presidente da organizada, Diogo Riccobene, ressaltou que a torcida precisa ter um papel e lutar por causas que merecem um grito de apoio.

— Nós da diretoria da Bravo há algum tempo já havíamos conversado sobre o tema. Nós como torcida temos sim que ter um papel social também, lutar por causas que mereçam ser, de certa forma, um grito de apoio. E essa é uma. Como citei, nós já havíamos falado sobre algumas músicas que são preconceituosas, mas sabíamos que não seria fácil a mudança, teria resistência. Mas lutaremos para que o torcedor tricolor entenda o verdadeiro significado da palavra “mulambo” e se envergonhe de dizer e cantar esse termo — disse o presidente da torcida organizada, Diogo Riccobene, ao site “NetFlu”.

+ Luiz Henrique comenta sobre parceria com Fred: ‘Tem que ter espírito de guerreiro’

Pelo Twitter, a Bravo 52 comentou sobre o termo “mulambo”, que é utilizado na música há muito tempo.

– Mulambo é um termo que surgiu na Angola, na época da escravatura, os angolanos vieram para o Brasil, e eles eram chamados de mulambos pelos Senhores de Engenho, os patrões das fazendas.”, compartilhou o perfil oficial da Bravo 52.

Nas redes sociais, os torcedores colocaram uma sugestão à organizada: retirar “mulambo imundo” para “volta pro remo”. Em conversa com a NetFlu, o presidente da Organizada afirma que a ideia é já inserir o novo termo já no jogo da próxima quarta-feira, diante do Internacional, no Maracanã.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo