Torcidas organizadas do Vasco assinam Código de Conduta Ética e manifesto em apoio ao orgulho LGBTQIA+

Foto: Daniel Ramalho/Vasco

O Vasco deu mais uma prova, nesta sexta-feira, que está engajado na luta contra todos os tipos de preconceito e discriminação. Nesta manhã, com foco no Dia do Orgulho LGBTQIAP+, que se comemora no próximo dia 28 de junho, o clube divulgou um manifesto assinado pelas principais torcidas organizadas vascaínas, que também acordaram um Código de Ética e Conduta, “com todos os valores e princípios do CRVG, se comprometendo a adotar práticas de transparência, o fomentar a luta contra a violência, assédio e discriminação nos estádios através de gritos e cantos preconceituosos”.

                 

Na partida desta sexta-feira, em São Januário, contra o Operário, pela Série B, seis bandeiras com as cores do arco-íris, serão levantadas pela torcida do Vasco. Além disso, de acordo com o clube, uma faixa vai ser estendida na marquise da arquibancada com os dizeres “Respeito, Igualdade e Diversidade”, símbolo da campanha das torcidas.

– O Vasco sempre foi pioneiro na luta contra a desigualdade e o preconceito. Abrimos o futebol para pretos, pobres e operários no início do século passado e hoje nos engajamos nas causas do século XXI, como o combate à homofobia e transfobia. Mais uma vez o estádio de São Januário será palco de um momento histórico de transformação do futebol, honrando os ideais que motivaram a sua construção – afirmou o presidente do Vasco, Jorge Salgado.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Em 2021, o Vasco lançou uma camisa com as cores do arco-íris no lugar da faixa transversal da camisa, que se popularizou ainda mais pelo gesto do atacante Germán Cano, que, ao marcar um gol contra o Brusque, levantou a bandeira de escanteio que, na ocasião, também tinha as cores do arco-íris.

Confira o manifesto assinado pelas torcidas do Vasco

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo