Tênis

Torneio infantil de tênis no Rio promove a democratização do esporte

Foto/Alex Alves

No último domingo (27), a Liga Tênis 10 chegou ao fim após três finais de semana de competição. O campeonato amador, destinado a meninos e meninas entre 5 a 12 anos, foi realizado no clube Monte Líbano, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e contou com a presença dos pais e treinadores dos participantes.

                 

+ É campeã! Naomi Osaka vence Victoria Azarenka e conquista o bi do US Open

O torneio, o qual tem como objetivo democratizar o acesso ao tênis e fomentar a prática do esporte no país, teve 75 inscritos e foi dividido em quatro categorias: verde, amarela, laranja e vermelha. A categoria amarela corresponde aos jogos para pré-adolescentes de 10, 11 e 12 anos, enquanto a verde equivale às partidas de duplas para crianças de 10 anos. 

Além de ter fundado o projeto, Bruna Assemany, formada em Educação Física pela UNESA, ministra aulas voltadas para o público infantil e realiza palestras. A empreendedora destinou 10% das vagas da competição a alunos de projetos sociais, os quais ficaram isentos da taxa de inscrição. 

– O tênis é conhecido por ser um esporte de elite e buscamos com isso torná-lo acessível e mais inclusivo ao permitir que esses jovens joguem o torneio sem custo. As partidas foram bem disputadas e divertidas, com esses alunos participando e um número alto de meninas inscritas. É prazeroso vê-los jogando de forma competitiva –, destacou Bruna.

Por conta da pandemia do coronavírus ainda não estar estabilizada no país, esportes ao ar livre e sem contato – como o tênis – são mais recomendados por terem baixo risco de contágio. A Associação Médica do Texas, nos Estados Unidos, classificou o tênis como uma das atividades mais seguras no momento, na frente do futebol e do basquete.  

Foto/Alex Alves

– Nós buscamos respeitar todos os protocolos de saúde. Quando as pessoas entravam no clube, os funcionários aferiam a temperatura e, quando pais e crianças chegavam na área destinada ao torneio, todos os competidores ganharam uma máscara. No espaço também tivemos recipientes com álcool em gel.  Pedimos sempre que os pais levassem o menor número de acompanhantes para evitar aglomerações. Foi muito importante seguirmos as regras de ouro para evitar a propagação do coronavírus. –, comentou Bruna.

A Liga Tênis 10 foi criada há cinco anos e é pioneira no movimento de torneios de tênis especializado em crianças no Rio de Janeiro. O evento já foi realizado em São Paulo, Belo Horizonte e teve quatro edições produzidas na Europa, entre Áustria e Eslovênia. 

Manuela Medina, João Pedro Brazil, Antonio Werner, Miguel Calazans, Rafael Sampaio, Antônio Klabin, Marcelo Ganen, Eduarda Gouveia Vieira, Carolina Assemany Comunale e João Pedro Gouveia Vieira foram os vencedores do campeonato. Cecília Machado, João Gabriel Bragança, Joaquim Póvoa, Antonio Paternó, Vinicius Medina, Pedro Antonio Millet, Felipe Ganem, João Antonio Póvoa, Joaquim Hermeto, José Franscisco Viveiros, Luiza Melo e Maria Antônia Japiassu foram os vice-campeões do torneio. 

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo