Automobilismo

Toto Wolff explica porquê Hamilton renovou com a Mercedes por apenas um ano

Toto-Wolff
Divulgação / Twitter F1

A surpreendente demora na renovação do contrato entre Lewis Hamilton e Mercedes deixou margem para teorias e especulações diversas. O anúncio de que o acordo só vale para 2021 aguçou imprensa e torcedores sobre o futuro do heptacampeão na categoria, mas Toto Wolff, chefão da Mercedes, já deixou claro que a ideia é uma “parceria de longa duração”.

Wolff apontou a pandemia do novo coronavírus, incertezas econômicas, as mudanças no regulamento e o próprio teste positivo de Hamilton como fatores que contribuíram para a demora na assinatura do contrato.

“Em primeiro lugar, há uma mudança substancial no regulamento para 2022. Queremos ver como o mundo se desenvolve e também a empresa. Além do que, atrasamos demais”, afirmou para a Autoesporte.com. “Há incertezas no mundo que podem afetar como o esporte vai operar, que influenciam nossa receita, as verbas de televisão e patrocínios.”

A ideia inicial era discutir o novo contrato ainda com a temporada em andamento, mas o planejamento foi interrompido porque Hamilton contraiu a covid-19:

“Queríamos discutir o contrato no final da temporada [2020], entre as duas corridas do Bahrain, mas, obviamente, Lewis não se sentia bem. No fim das contas, começamos a conversar pouco antes do Natal, então era importante concluir assim que possível”.

Dessa forma, Toto Wolff afirma que optaram por celebrar um contrato curto, para ter mais tempo de discutir as opções não apenas para 2022, mas também para os próximos anos.

 — Sentimos que poderíamos ter um bom acordo para 2021 só para podermos começar e encontrar tempo durante o ano, desta vez mais cedo, e discutir o futuro. E não é só para 2022, mas além. E isso não é algo que queremos desenhar por uma videoconferência entre o Natal e o fim de janeiro.

SEM VETOS A OUTROS PILOTOS

Hamilton teria vetado companheiros de equipe mais talentosos, como Max Verstappen? De acordo com Toto Wolff, não.

“Sobre cláusulas específicas que vimos na imprensa, não sei de onde vieram porque nenhuma delas é verdade. Eu até li sobre isso e achei interessante, mas nenhum piloto foi discutido, nem por um segundo. Ele nunca fez esse pedido. É uma decisão da equipe”.

O grid para 2021 está completo e a temporada começa em 28 de março, no Bahrein.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo