Automobilismo

Tricampeão e fundador de equipe, Jack Brabham completaria 95 anos de uma história de sucesso

Brabham
Foto: Via Imago Images

Jack Brabham foi um piloto australiano e que disputou a categoria da Fórmula 1 nos entre 1955 a 1970, conquistando um total de 14 vitórias, 13 pole positions, 31 pódios e 3 títulos mundiais ( 1959, 1960 e 1966). Mas o fator mais relevante da história de Brabham no automobilismo talvez tenha sido a fundação da própria equipe onde disputou e conquistou seus triunfos.

Na Fórmula 1 atual, é difícil imaginar uma pessoa criando uma equipe, disputando como primeiro piloto e vencendo corridas e o título de 1966, mas Jack Brabham conseguiu, e por isso se tornou um dos campeões que se destacam pela inovação e pioneirismo. 

Em 1959 ele pilotava pela equipe Cooper, e conquistou o campeonato mundial empurrando o seu carro na linha de chegada, no Grande Prêmio dos Estados Unidos daquele ano, Brabham liderava a corrida, mas a 300 metros da linha de chegada a gasolina acabou e não vendo outra alternativa, desceu de seu carro e empurrou seu bólido para um quarto lugar. Mesmo assim, os pontos conquistados foram o suficiente para ficar a frente do inglês Tony Brooks. Ele conquistaria o campeonato de 1960 com a Cooper também.

Em 1961 ele fundou a sua própria equipe, juntamente com Ron Tauranac, mas com as limitações nas cilindradas dos motores da F1, o australiano não venceu nenhuma prova em 1962. No ano seguinte o regulamento autorizou o aumento das cilindradas dos motores para 3000 e com isso, Brabham venceu o campeonato de 1966. E em 1970 venceu a prova de abertura na África do Sul, que seria a sua última na Fórmula 1.

Sua última corrida foi no Grande Prêmio do México de 1970, marcando a aposentadoria aos 42 anos. Pouco depois vendeu a sua equipe para Tauranac que no ano seguinte fez uma sociedade com Bernie Ecclestone, e Brabham voltou para a Austrália. 

O piloto australiano foi nomeado em 1979 pela rainha da Inglaterra, Sir Jack Brabham, e quando morreu em 2014, aos 88 anos, Dan Gurney comentou que “um gigante do automobilismo deixou nosso planeta e que combinando seus triunfos como piloto e como fundador de equipe nunca serão igualados”. 

Nesta sexta-feira (2), Sir Jack Brabham completaria 95 anos de idade, definitivamente um dos gigantes do automobilismo e da Fórmula 1.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo