Futebol americano

Tua Tagovailoa x Justin Herbert: O primeiro confronto entre quarterbacks da talentosa classe de 2020

Montagem: Felipe Bertochi/Esporte News Mundo

Pela primeira vez na temporada, dois dos três principais quarterbacks draftados em 2020 irão se enfrentar em um jogo da NFL. O duelo entre Miami Dolphins e Los Angeles Chargers no domingo (15), no Hard Rock Stadium, em Miami, marcará o confronto entre Tua Tagovailoa, dos Dolphins, e Justin Herbert, dos Chargers, 5ª e 6ª escolhas do draft, respectivamente.

                 

Embora a alta expectativa criada em torno dos dois quarterbacks, Tagovailoa e Herbert começaram a temporada no banco de reservas. Mas, Justin Herbert já entrou como titular na segunda partida da temporada, em um duelo contra Patrick Mahomes e o Kansas City Chiefs, após Tyrod Taylor ter o pulmão perfurado após uma injeção. Herbert assumiu o posto de titular desde então.

O processo de Tua Tagovailoa até a titularidade foi um pouco mais longo. Tua começou como reserva do veterano Ryan Fitzpatrick em Miami. Como previsto por muitos, Tagovailoa se tornaria titular ao longo da temporada. Isso aconteceu na semana oito, no duelo entre Miami Dolphins e Los Angeles Rams, após Tua ter entrado nos minutos finais da partida anterior, contra o New York Jets.

TUA TAGOVAILOA: DA DESCONFIANÇA À NFL

Divulgação/Miami Dolphins

Havaiano, Tuanigamanuolepola Tagovailoa, ou simplesmente Tua Tagovailoa, foi selecionado na 5ª escolha geral do draft pelo Miami Dolphins. Produto da universidade de Alabama, o quarterback teve muito destaque vestindo o uniforme do Crimson Tide. Na final do torneio universitário, em 2018, Tagovailoa era reserva de Jalen Hurts (atualmente nos Eagles). No dia, o jogo não fluía para Hurts e para Alabama, então o quarterback deu lugar a Tua Tagovailoa. Ao final da partida, Tua terminou o jogo com 166 jardas, três touchdowns (sendo o da vitória na prorrogação), uma interceptação e o título para Alabama Crimson Tide. Em três anos de college football, Tagovailoa acumulou 7.442 jardas para 87 touchdowns e 11 interceptações.

Porém, Tagovailoa quase teve que abandonar a carreira no futebol americano após uma grave contusão no quadril, parte do corpo essencial para um quarterback. A contusão fez com que os olheiros da NFL ficassem com dúvidas no jogo do QB, principalmente por não poderem fazer testes pré-draft com Tagovailoa devido à pandemia da Covid-19.

Mas, Tagovailoa foi resiliente. Recuperou-se da lesão, se preparou e foi selecionado pelo Miami Dolphins para liderar a franquia nos próximos anos.

JUSTIN HERBERT: LIDER PÓS PHILIP RIVERS

Photo By Ty Nowell/Los Angeles Chargers

Justin Patrick Herbert, ou Justin Herbert, foi selecionado pelo Los Angeles Chargers na 6ª posição do draft de 2020. Vindo da universidade de Oregon, o ex-jogador dos Ducks ganhou o título da PAC 12 em 2020 e foi selecionado como MVP do Rose Bowl do mesmo ano, disputado entre Oregon Ducks e Wisconsin Badgers. Na ocasião, Herbert terminou o jogo com apenas 138 jardas aéreas, mas com três touchdowns terrestres para liderar a vitória de Oregon por 28 a 27. Em quatro temporadas jogando pelos Ducks, o jogador acumulou 10.541 jardas, 95 touchdowns e 23 interceptações.

No draft, especulou-se que Herbert poderia ser escolhido pelo próprio Miami Dolphins, que estariam inseguros com a condição física de Tagovailoa. O quarterback também foi alvo de especulações pela postura em campo. A crítica afirmava que Herbert não era um bom líder, por ser uma pessoa tímida. Hoje, ele lidera os Chargers dentro de campo, acumulando boas atuações.

HERBERT E TAGOVAILOA NA NFL

Mesmo calouros, os dois já colecionam bons números. Justin Herbert é o primeiro novato desde 1950 com mais de 2.000 jardas de passe e mais de 15 touchdowns nos sete primeiros jogos como calouro e tem um rating de passe de 104.7. Já essa estatística de Tagovailoa é de 103.8. Os quarterbacks são o segundo e terceiro QBs com maior rating de passe por calouros na era do Super Bowl.

Até agora, Herbert possui 2.146 jardas para 17 touchdowns passados, dois touchdowns corridos e cinco interceptações, em sete jogos. Tagovailoa, em duas partidas, possui 341 jardas, três touchdowns e nenhuma interceptação.

No jogo deste domingo, Tua e os Dolphins brigarão pela sexta vitória na temporada, com um recorde de 5-3, e estão em busca do Buffalo Bills (7-2), que no momento lidera a AFC Leste. Mesmo com Herbert em grande fase, os Chargers estão em últimos na AFC Oeste, com duas vitórias em oito jogos, buscando uma recuperação.

Embora seja um jogo de temporada regular, esta é a primeira partida de um duelo que poderá se tornar uma rivalidade e durar anos na NFL.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo