Futebol Internacional

Tunísia e Burkina Faso avançam para as quartas de final da Copa Africana de Nações

Photo by ISSOUF SANOGO/AFP via Getty Images

A seleção de Burkina Faso, neste domingo (23), disputou a primeira partida das oitavas de final contra o Gabão e decidiu a vaga para as quartas de final nos pênaltis. Após 1 a 1 no tempo regulamentar, com gols de Traoré para Burkina Faso e Guira (GC) para o Gabão, as seleções foram para as cobranças de pênaltis. E após 18 cobranças,  Burkina Faso venceu Gabão por 7 a 6 e avançou de fase.

No outro confronto das oitavas de final da Copa Africana de Nações, uma das grande favoritas da competição, a Nigéria foi surpreendida pela Tunísia e perdeu pelo placar de 1 a 0, gol marcado por Msakni. 

Com esse resultado o primeiro confronto das quartas de final está decidido, Burkina Faso e Tunísia irão se enfrentar em busca da vaga para as semifinais.

Burkina Faso x Gabão

A primeira partida das oitavas de final foi um confronto muito duro e com um número elevado de cartões para as equipes. Os 12 cartões amarelos e 1 vermelho, mostram como as equipes se doaram bastante em campo e isso gerou um jogo agradável de assistir. E já aos 18 minutos, Burkina Faso teve a chance de abrir o placar da partida, mas Bertrand Traoré desperdiçou a cobrança. Porém, aos 28 minutos, o atacante do Aston Villa se redimiu com os torcedores e abriu o placar. O atacante recebeu uma linda enfiada e chutou tirando do goleiro. 

A seleção de Gabão tinha muita posse de bola e dominava as ações do jogo, mas aos 66 minutos, Sidney Obissa tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. Após essa expulsão, o jogo ficou muito aberto e a Burkina Faso colecionou chances perdidas. Essas chances desperdiçadas tiveram consequências, aos 91 minutos, Gabão foi com tudo para cima e em uma cobrança de escanteio, o volante Adama Guira, mandou a bola para o próprio gol e a partida foi para a prorrogação.

Na prorrogação da partida, o ritmo faltoso seguiu e as chances continuaram sendo desperdiçadas. Burkina Faso, aos 101, teve o gol de Tapsoba anulado por impedimento. E a seleção seguiu tentando voltar a vantagem no placar, mas parou nas boas defesas do goleiro Amonone. E o Gabão continuava tendo posse de bola, mas sem conseguir chances claras. 

Nas penalidades máximas, as equipes bateram 18 pênaltis para decidir a vaga para as quartas de final. Na nona cobrança, Quédraogo mandou a bola para as redes e botou a seleção de Burkinas Faso na próxima fase da Copa Africana de Nações.

Nigéria x Tunísia

O primeiro tempo foi bastante estudado entre as equipes e nenhuma oportunidade clara foi criada nesse começo de jogo. A Tunísia conseguiu marcar bem as ações da Nigéria pelas laterais do campo, que mesmo tendo mais posse de bola, não conseguiu levar perigo ao gol do goleiro Ben Said. 

Na segunda etapa, a Tunísia não esperou e abriu o placar logo no começo. Aos 47 minutos, Msakni driblou Ndidi e chutou de fora da área, a bola fez um efeito que surpreendeu o goleiro Okoye e, mesmo tocando na bola, ele não conseguiu evitar o gol.

E aos 66 minutos, o jogo ficou mais difícil para a Nigéria. Pois, Alex Iwobi, que tinha acabado de entrar na partida, acabou sendo expulso após a checagem do VAR. No lance seguinte a expulsão, a Nigéria chegou com Simon que recebeu na pequena área e tentou marcar, mas Ben Said fez ótima defesa.

Com um a mais em campo, a Tunísia deu a bola para a Nigéria e explorou os contra-ataques. Em um desses contra-ataques, Sliti chutou de fora da área e exigiu uma boa defesa do goleiro Okoye. Aos 91 minutos, Sadiq teve a grande chance da Nigéria no jogo. O atacante recebeu uma enfiada de bola e chutou na saída do goleiro, mas a bola passou raspando a trave esquerda.

Próximos jogos da Copa Africana de Nações

Nesta segunda-feira (24), ocorreram mais duas partidas válidas pelas oitavas de final da Copa Africana de Nações. Às 13h (horário de Brasília), Guiné vai enfrentar a seleção de Gâmbia e às 16h, Camarões e Comores irão se enfrentar buscando passar para a próxima fase da competição.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo