Vôlei

Turquia sai atrás, mas vira sobre a Tailândia e vai à semifinal da VNL

Divulgação/FIVB

Depois de sufoco no primeiro set, a Turquia se reencontrou em quadra e conseguiu virar o jogo para cima da Tailândia vencendo por 3 a 1, com parciais de 23-25, 25-14, 25-18 e 25-21. Na etapa classificatória da VNL, a Turquia ficou em 7º lugar, enquanto a Tailândia ocupou a 8ª posição. Por estarem sediando a fase final, as donas da casa tiveram a vantagem de pular para primeira posição e encarar a equipe mais “fraca”.

A expectativa era exatamente que as turcas conseguissem avançar para a semifinal do campeonato, por estarem jogando em casa e com a torcida ao seu favor. O confronto vai ser contra a Itália no sábado 12h30, transmitido pelo Sportv 2 e comentado lance a lance pelo Esporte News Mundo.

+ China busca reação, mas Egonu brilha e a Itália está na semifinal da VNL

O técnico Giovanni Guidetti manteve a sua decisão de começar o jogo com a ponteira Saliha Sahin e tinha Senoglu e Ismailoglu como opções no banco. Diante de um jogo que começou diferente do que as turcas esperavam, a experiência e confiança de Eda Erdem foram o diferencial. A central foi o grande nome do jogo junto com a oposta Karakurt, que começou a partida abaixo do esperado.

O JOGO

Turquia começou o jogo com muita intensidade e concentração. A levantadora Ozbay distribuiu muito bem as bolas e colocou todas as jogadoras em quadra para pontuar. Do outro lado, a Tailândia não estava conseguindo encaixar o saque, o que estava facilitando a recepção turca para o uso das centrais como opção para o ataque. No final da parcial, com dois ótimos pontos de bloqueio do lado tailandês, a virada na pontuação aconteceu. Um erro de saque da Sahin garantiu a vitória da parcial para a Tailândia.

Desde o set anterior a Karakurt, uma das principais jogadoras pelo lado da Turquia, não estava conseguindo virar a bola. Ela se encontrar no jogo e começar a ter mais confiança, foi um dos fatores mais importantes para a vantagem turca nessa segunda parcial. A pressão nela diminuiu, estava conseguindo variar os seus golpes e encontrar espaços na quadra tailandesa. O fundamento saque também teve uma melhora significativa nessa parte do jogo, o que ocasionou uma piora no rendimento do ataque tailandês.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube

A terceira parcial foi bem parecida com o segundo set. Grande destaque para a experiente central Erdem que fez a diferença no saque fazendo dois aces seguidos. Depois de se reencontrar em quadra, a Turquia não passou grandes sufocos. Conseguiu se manter na frente a maior parte do tempo e virar o jogo.

Apesar do derrota, a maior pontuadora da partida foi Ajcharaporn que fez excelente partida com incríveis 21 pontos. Do lado da Turquia, Erdem e Karakurt marcaram 17 vezes cada uma.

Os dois confrontos das semifinais da VNL vão ser disputados no sábado. Às 9h acontece o jogo entre Brasil e Sérvia e 12h30 Turquia e Itália entram em quadra. As duas partidas vão ser transmitidas pelo Sportv 2 e comentadas lance a lance pelo Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo