Futebol Internacional

UEFA ameaça retirar cidades que não autorizarem público na Euro 2020

San Mamés pode ficar sem receber jogos (Divulgação / Athletic Club)

A agência Associated Press afirmou nesta quinta-feira (4) que a UEFA está considerando cortar as cidades de Bilbao, Dublin e Glasgow da Euro 2020.

De acordo com fontes anônimas da UEFA, a entidade está pensando em cortar as três cidades por falta de garantias em relação à presença da torcida nos estádios. O deadline para a UEFA receber relatórios e planos dos países-sede estaria perto do fim.

Apesar das diversas restrições em muitos países da Europa por circunstâncias da Covid-19, os organizadores estão convictos de realizar todos os jogos com pelo menos metade da capacidade dos estádios preenchida com a presença de público.

Por isso, cidades que não aceitem esta condição e pretendam manter jogos de futebol com portões fechados (ou não abrirem exceção para a Euro) estão sob risco de serem cortados.

Inglaterra é favorita para receber jogos adicionais

No caminho inverso de Espanha e Escócia, a Inglaterra está se movimentando para a retomada do público em todos os estádios ingleses a partir de maio, com a presença de 10 mil torcedores por jogo. Por isso, o país britânico é favorito à receber os jogos em caso de cortes nas cidades de outros países.

Por isso a UEFA está avaliando a opção de retirar o Hampden Park, em Glasgow, de seus quatro jogos. Os três jogos da fase de grupos e o confronto das oitavas de final podem ir para o sul da fronteira com a Inglaterra, o que seria um duro golpe para os escoceses após a qualificação para seu primeiro torneio masculino desde a Copa do Mundo de 1998.

A UEFA pode usar outra localização em Londres, com o mais recente grande recinto do país – a casa do Tottenham com capacidade para 62.000 pessoas – uma opção. Os estádios em Manchester ou Liverpool também seriam considerados para espalhar os jogos adicionais, especialmente se a UEFA decidir transferir os quatro jogos programados para o Estádio Aviva de Dublin, com capacidade para 51.700 pessoas, no Mar da Irlanda, para a Inglaterra.

Espanha também surge como alterativa e La Liga poderá servir como laboratório

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que tem estado em contato com o Presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, disse esta semana estar “totalmente pronto” para receber jogos adicionais.

A UEFA também está em contato direto com o País Basco da Espanha, mas ainda não recebeu garantias de que os adeptos vão assistir aos jogos em Bilbao, que também deverão passar pela quarta fase da fase de grupos e dos oitavas de final. Isso deixou a UEFA a avaliar os jogos de Bilbao em outros lugares da Espanha.

Autoridades do País Basco não deram nenhuma indicação na quarta-feira (3) de terem sido apressadas a aprovar o retorno dos torcedores. Em vez disso, seguiram uma abordagem cautelosa determinada pelas condições de saúde, em resposta à AP.

“Com três meses pela frente, devemos ser cautelosos. Vamos continuar a trabalhar com a UEFA e outras sedes para ver se os jogos da Euro podem ser realizados com os torcedores, quais serão os limites de capacidade e em que condições.”

O presidente da La Liga, Javier Tebas, disse na terça-feira (2) que espera que alguns torcedores voltem aos jogos de sua competição antes do final da temporada nacional, em maio.

Já haviam discussões no País Basco sobre a perspectiva limitada de um impulso econômico com a realização de jogos do Euro. Além disso, a seleção espanhola carece de popularidade em uma região com um forte movimento separatista.

Resposta do governo escocês sobre a Euro

Em resposta enviada para a Associated Press, o governo irlandês disse que ainda está tentando chegar a um acordo.

“O conselho de saúde pública é que é muito cedo para dizer como e quando essas restrições devem ser amenizadas devido às incertezas atuais. A pedido da UEFA, os parceiros anfitriões de Dublin … estão a examinar possíveis cenários para a realização dos jogos agendados para Dublin neste ambiente COVID-19. Estamos em diálogo constante com a UEFA e a nossa intenção é trabalhar para finalizar o nosso melhor cenário possível, de acordo com as diretrizes de saúde pública. ”

UEFA espera definir tudo em abril

Ainda de acordo com a Associated Press, a UEFA planeja um anúncio em abril sobre como será o torneio diante da pandemia e a possibilidade de os torcedores assistirem aos jogos, depois de já terem vendido os ingressos. A UEFA anunciou em Janeiro que os bilhetes seriam reembolsados ​​para jogos deslocados a mais de 50 quilómetros do local estabelecido anteriormente.

A UEFA também espera manter as seguintes cidades-sede: Baku (Azerbaijão), Copenhagen (Dinamarca), Munique (Alemanha), Budapeste (Hungria), Amsterdam (Holanda), Bucareste (Romênia) e São Petersburgo (Rússia).

Cabe lembrar que Bruxelas, antes da pandemia, já havia desistido de sediar jogos porque o novo estádio que estava planejado não seria mais construído. Londres acabou herdando estes jogos.

Nas últimas semanas, alguns veículos ingleses também divulgaram que existe uma possibilidade da UEFA acabar revisando todos os seus planos e optar por realizar toda a Euro 2020 na Inglaterra.

Saiba como está a situação em cada país-sede

Média móvel de novos casosMédia móvel de mortes
Inglaterra7.173291
Alemanha8.125302
Holanda4.63942
Hungria4.253110
Dinamarca5314
Romênia3.46771
Azerbaijão3413
Rússia10.996408
Fonte: JHU CSSE COVID-19 Data

Restam 100 dias para o início da Eurocopa, que está marcada para começar em Roma em 11 de junho, com a Itália jogando contra a Turquia.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo