Z - Futebol Agência ENM

Uefa anuncia mudança de local da Champions em Porto e com presença de público

Reprodução / Twitter

A Uefa anunciou nesta quinta-feira (13), a mudança de local da final da Champions League de Istambul para Porto, em Portugal, marcada para o dia 29 de maio. A mudança acontece pelo segundo ano consecutivo, a entidade foi obrigada a mudar de local devido a pandemia do coronavírus. O país turco está em isolamento nacional rígido desde o fim de abril.

                 

A decisão seria no Estádio Olímpico de Atatürk, em Istambul, na Turquia, agora será no Estádio do Dragão, no Porto, em Portugal.

Além disso, a Uefa vai liberar ingressos para os torcedores, serão 6 mil ingressos para cada clube. O Estádio do Dragão tem capacidade para 50 mil pessoas.

O governo do Reino Unido colocou o país na “lista vermelha”, os clubes e torcedores seriam obrigados a cumprir isolamento de 10 dias, caso a final fosse em Istambul. Isso poderia afetar o planejamento das seleções para a Eurocopa, que começa no dia 11 de junho.

Portugal foi escolhido pelo segundo ano seguido para sediar a final da competição europeia por não está na lista vermelha do Reino Unido. Os britânicos poderão ir a cidade de Porto sem precisar cumprir protocolo de quarentena. Em 2020, Portugal foi palco da reta final da Champions, com alguns jogos das quartas de final, semifinal e final. A decisão foi em Lisboa, na capital portuguesa, no Estádio da Luz, do Benfica, entre Bayern de Munique e PSG. Desta vez, a final vai ser no rival, o Porto, no Estádio do Dragão.

A situação da pandemia em Portugal é controlada, já que nos últimos meses promoveu diversos lockdown no país. O país ibérico teve 840 mil casos e 16.998 mortes. Segundo a emissora SIC, 29% da população do país já recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus, no entanto, 11% já tomou a segunda.

O governo britânico tentou levar a final para Wembley, em Londres, mas foi vetado pela Uefa. Portugal apareceu como solução a entidade, já que está preocupada com seus patrocinadores e emissoras que detém os direitos de transmissão.

“Espero que a final seja um símbolo de esperança no ressurgimento da Europa de um período difícil e que os torcedores que viajam para o jogo possam mais uma vez dar voz para mostrar esta final como a melhor do futebol de clubes. Aceitamos que a decisão do governo britânico de colocar a Turquia na lista vermelha para viagens foi tomada de boa fé e no melhor interesse de proteger seus cidadãos da propagação do vírus, mas também nos representou um grande desafio na preparação uma final com duas equipes inglesas.”, disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo