Futebol Internacional

UEFA anuncia sede da reta final da Champions League nesta quarta; Lisboa é favorita

(Foto: Divulgação/UEFA)

O comitê-executivo da Uefa vai se reunir por videoconferência nesta quarta-feira (17) para decidir detalhes da reta final da Champions League. Detalhes como datas, formato e sede da disputa vêm sendo discutidos pela entidade e serão confirmados após a reunião.

O cenário mais provável é um mini-torneio disputado em agosto, após o fim dos campeonatos nacionais, em uma sede única: a cidade de Lisboa, capital de Portugal. Dessa forma, a Uefa pretende alterar o formato de disputa da competição e realizar as quartas e semifinais em partida única, ao invés do “ida e volta”, que tradicionalmente ocorre.

FINAL 8

Diante do curto período de tempo disponível, a Uefa trabalha com a possibilidade de realizar um “Final 8”, um mini-torneio em sede única e com portões fechados. Nesse formato, todos os jogos a partir das quartas de final seriam disputados na mesma cidade e os mata-matas seriam de partida única.

Dessa forma, o que antes levaria 13 jogos e praticamente um mês e meio para ser concluído poderá ser resumido a um total de sete jogos, disputados em um intervalo de apenas 12 dias, entre 12 e 23 de agosto.

  • Quartas de final: 12, 13, 14 e 15 de agosto
  • Semifinais: 18 e 19 de agosto
  • Final: 23 de agosto

Além de resolver o problema do calendário apertado, esse formato reduziria os riscos de muitas viagens internacionais. O esquema seria parecido com o de uma Copa do Mundo: todas as equipes se acomodariam na mesma cidade e cada uma teria um hotel e um centro de treinamento à disposição.

ESCOLHA DA SEDE

Estádio da Luz é o favorito para receber a final da Champions, assim como em 2014 (Foto: Divulgação/UEFA)

Nos últimos dias, importantes veículos de mídia europeus informaram que a cidade de Lisboa, em Portugal, é a favorita para receber o “Final 8”. E por uma série de motivos:

  • Excelente infraestrutura hoteleira para receber as equipes;
  • Dois estádios de grande porte próximos: o Estádio da Luz, do Benfica, e o José Alvalade, do Sporting;
  • Portugal foi um dos países menos afetados pela pandemia do coronavírus no Velho Continente;
  • Não há nenhum clube português vivo na competição, então a sede seria de fato neutra.

Outra opção estudada pela Uefa foi a região de Frankfurt, na Alemanha. Com cidades bem próximas, estádios modernos e a pandemia controlada, a cidade se ofereceu para sediar as últimas fases competição. No entanto, os deslocamentos seriam maiores – já que alguns jogos precisariam ser disputados nas cidades vizinhas de Colônia, Duisburg e Gelsenkirchen -, e ainda há dois clubes alemães na competição (Bayern e Red Bull Leipizig).

Caso se confirme a escolha por Lisboa, a Alemanha deverá ser a sede da reta final da Liga Europa. A segunda competição de clubes mais importante da Europa também foi suspensa em março e ainda está no início da fase de oitavas de final.

Nas últimas semanas, cidades como Madrid e Moscou também foram cogitadas pela Uefa para receber o “Final 8”. No entanto, foram descartadas pelos fortes efeitos da pandemia do coronavírus nos respectivos países.

ISTAMBUL 2021

Inicialmente a final da Champions League estava marcada para ocorrer em Istambul, em 30 de maio. No entanto, a cidade turca declarou não ter condições em receber a partida sem a presença do público, já que contava com o retorno financeiro do turismo que a final proporciona.

Dessa forma, a Uefa empurrará as sedes das finais para os anos seguintes. Istambul receberá a decisão da temporada 2020/21, enquanto que São Petersburgo ficou para 2021/22.

Na Liga Europa, o mesmo procedimento. A cidade de Gdansk, na Polônia, que estava prevista para receber a final da competição, abriu mão da partida em portões fechados e terá preferência nas próximas decisões de competições europeias.

JOGOS REMANESCENTES DAS OITAVAS

Metade das vagas das quartas de final ainda estão em disputa (Montagem: Lucas Pessôa)

Suspensa desde 12 de março devido à pandemia de coronavírus, esta edição da Champions League tem quatro confrontos das oitavas de final ainda não concluídos. São eles:

  • Manchester City x Real Madrid (ida: 2 a 1 para os ingleses)
  • Bayern x Chelsea (ida: 3 a 0 para os alemães)
  • Juventus x Lyon (ida: 1 a 0 para os franceses)
  • Barcelona x Napoli (ida: 1 a 1)

De acordo com as últimas informações, esses jogos remanescentes serão disputados nas respectivas cidades marcadas antes da pandemia e com portões fechados, nos dias 7 e 8 de agosto.

Havia a possibilidade desses jogos já serem disputados em Lisboa, como campo neutro. No entanto, os clubes que jogaram a partida de ida fora de casa (Manchester City, Bayern, Juventus e Barcelona) reclamaram e fizeram questão de disputar a volta nos respectivos estádios.

Por outro lado, Atalanta, Atlético de Madrid, Red Bull Leipizig e PSG garantiram a classificação para as quartas de final antes da paralisação. Com exceção do PSG – que já foi declarado campeão francês -, os clubes disputam os campeonatos locais, enquanto se preparam e esperam a definição da Uefa sobre as próximas fases da Champions League.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Lewa marca, Bayern vence o Werder Bremen e conquista o octacampeonato - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo