Futebol Internacional

Uefa exige mudanças no terceiro uniforme do Ajax, inspirado em Bob Marley, para a Champions League

Uefa exige mudança no uniforme do Ajax
Foto: Via Imago Images

Por meio de uma obrigação da Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) o Ajax terá que fazer uma mudança no seu terceiro uniforme dessa temporada, inspirado em Bob Marley, caso queira usá-lo nos jogos da Champions League. O detalhe que deve ser alterado é o desenho de três pássaros na região da nuca, que faz referência a música “Three little birds” (“Três passarinhos”), uma das mais famosos do rei do reggae e que também serve de canção para os torcedores do Ajax.

No regulamento oficial de equipamentos (capítulo III – identificação dos times), a Uefa delineia quais símbolos podem ser usados pelos clubes, e segundo a federação, os uniformes do clubes não podem ter imagens ou desenhos que não façam parte de seus patrocinadores ou de suas logos.

– A Uefa enxerga o desenho (dos passarinhos) como uma expressão diferente do logo do clube, do logo do fornecedor de material esportivo e do logo do patrocinador na manga. Outras expressões visuais nas camisas não são autorizadas. A European Football Association vê isso como uma expressão diferente. Outras expressões não são permitidas – declarou.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram

Detalhe do desenho dos pássaros na camisa do Ajax / Foto: Divulgação (Ajax)

 + Leia mais sobre o futebol internacional clicando aqui

Dentre os designs permitidos pela Uefa, estão: o próprio escudo, o mascote, o brasão do clube, a bandeira ou brasão do país e o brasão de armas ou bandeira da cidade ou região. Ainda segundo a federação, os uniformes podem apresentar texto se for nome do time ou do país, apelido do time, o slogan do time ou o ano de fundação do clube.

Apesar da exigência ser apenas em competições da Uefa, o Ajax não usou o detalhe dos pássaros na partida do sábado (11), que venceu o Zwolle no campeonato holandês quando estreou o novo uniforme. Embora tenha que mudar esse detalhe, o restante da camisa terá a cor preta e as cores do reggae (vermelho, amarelo e verde).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo