UEFA pode adotar coeficiente para definir participantes da Champions e Europa League

Com a indefinição quanto a conclusão dos principais campeonatos pela Europa, a UEFA pode ter que utilizar um recurso incomum, mas previsto em regulamento, para definir os participantes da Champions League e da Europa League para a temporada 2020/2021. Dirigentes de várias federações solicitaram que este modelo seja adotado pela UEFA, segundo o jornal inglês “The Sun”.

                 

Nesta quinta-feira (23), haverá uma nova reunião com o comitê executivo da UEFA que, além de definir o calendário para o retorno – não só a nível continental, mas também para as federações -, também certamente discutirá os critérios de classificação para suas competições, visto que algumas entidades devem encerrar a temporada precocemente, como é o caso da Holanda.

O regulamento das competições da UEFA definem que os clubes devem se classificar por “mérito desportivo”, que pode ser não só o acesso via a tabela dos campeonatos locais, como também a adoção de um cálculo por coeficiente das últimas cinco temporadas – modelo que deve ser solicitado oficialmente na reunião, por parte dos dirigentes.

A entidade máxima europeia recomendou a conclusão de todos os campeonatos locais, na reunião da última terça (21). Porém, ao mesmo tempo, prometeu auxílio às federações e ligas que encontrarem dificuldades, tendo em vista o impacto econômico causado pela paralisação geral dos torneios.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo