Z - Futebol Agência ENM

Uefa prevê prejuízo de 51 bilhões por conta da pandemia do covid-19

A Uefa divulgou nesta sexta-feira (21), um relatório que prevê que os principais clubes da Europa devem perder mais de 8 bilhões de euros (R$ 51 bilhões) devido ao impacto da pandemia da Covid-19.

                 

O documento apresentado mostrou que 4 bilhões de euros foram perdidos em receitas nos dias de jogos (como venda de ingressos), 2,7 bilhões de euros em patrocínios e 1,4 bilhões de euros em direitos de transmissão.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Os clubes tiveram queda nas despesas com os acordos de transferências, por conta das perdas. Os gastos na janela de janeiro caindo 56%, em relação ao ano passado. Na janela de transferências do início da temporada de 2020, teve uma redução de 39% em relação a 2019. Os clubes ingleses representaram 43% das transferências globais, com a Premier League sendo o maior gastador na campanha de 2020/21, com mais de 1,8 bilhão de euros.

A entidade afirmou que são necessárias reformas nas regras do fair play financeiro e tem que ser reduzido a níveis aceitáveis as taxas de transferências e salários. O relatório também criticou a Superliga Europeia, apontando que uma competição fechada teria “impactos devastadores no futebol europeu de uma perspectiva esportiva, emocional e financeira”. A liga separatista criada por 12 clubes foi anunciada no mês passado, mas desmoronou após 48 horas após uma grande reação de torcedores, órgãos governamentais e políticos.

A Superliga disse que aumentaria a receita dos clubes participantes e que atribuísse mais dinheiro para o resto do jogo.

“Uma liga separatista não pode ser a resposta à pandemia. Restaurar a saúde financeira e o crescimento requer um processo de disciplina financeira, gerenciamento cuidadoso e planejamento de longo prazo. Só respeitando a pirâmide e o princípio da promoção e despromoção com base no mérito desportivo é que o futebol europeu poderá continuar a crescer”, diz uma parte do relatório.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo