Lutas

Entenda a polêmica da luta pelo cinturão dos galos do UFC 259

UFC 259 resultados
Divulgação/Twitter Oficial UFC

O UFC 259, no último final de semana, teve grandes emoções em várias de suas lutas. Mas uma delas, e justo um duelo que valeu pelo cinturão, acabou rendendo polêmica.

No caso, a luta entre Petr Yan e Aljamain Sterling, válida pelo cinturão dos galos. Numa luta bastante equilibrada, um golpe ilegal do russo acabou o desclassificando e dando a vitória ao americano numa decisão que foi discutida.

Mas o que aconteceu realmente? O Portal ENM irá explicar um pouco da confusão que envolveu a luta do UFC 259.

O golpe

No quarto round, Yan aplicou em Sterling uma joelhada certeira. Mas estava com o joelho no solo, o que caracterizaria um golpe ilegal. Pelas regras do Ultimate, para que o lutador seja considerado ‘no chão’, tem que estar com pelo menos alguma parte que esteja apoiada no chão que não os pés.

Sterling alegou não ter condições de seguir com a luta por causa da joelhada e, com isso, o combate foi encerrado e o cinturão dos leves do UFC passou para as mãos do ‘Funkmaster’, vencendo a Yan por desqualificação. Foi a primeira vez em que uma luta por cinturão do Ultimate foi decidida porque um adversário acabou desqualificado por ilegalidade, pela joelhada ter sido colocada como intencional.

Os lutadores falam

Aljamain Sterling falou logo após a luta e lamentou que o combate que lhe deu o cinturão dos galos tenha terminado com o golpe ilegal e a polêmica que se instaurou sobre o assunto.

– Trabalhe duro para este momento e terminar dessa maneira. Achei que a luta estava muito disputada. Achei que estava dois rounds atrás e não era desta maneira que eu queria vencer – disse o agora campeão do Ultimate.

Yan, por sua vez, se defendeu de uma suposta intenção de atingir a joelhada ilegal e justificou o golpe por não estar ‘prestando atenção’ na posição das pernas na hora do golpe.

– Vocês viram tudo, eu nem sei o que dizer. Antes da luta, o árbitro estava prestando atenção sobre a posição das mãos quando o lutador estava ou não no chão. Estava focado nas mãos dele e não nas pernas. Obviamente não quis dar um golpe ilegal – afirmou.

Por sua vez, o chefão do UFC, Dana White, não gostou nada de como a luta acabou e já sinalizou, inclusive, com uma revanche para tentar sanar qualquer pendência deixada pelo combate do final de semana

– Foi uma … Era uma luta a qual todo mundo estava animado para ver. Sim (teremos revanche) o mais rápido possível.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo