Lutas

UFC 272: Covington domina no solo e supera Masvidal em luta de ‘inimigos mortais’

Divulgação/Twitter Oficial UFC

Neste sábado (5), uma das rivalidades mais intensas do MMA foi a grande atração do UFC 272, em Las Vegas. Jorge Masvidal e Colby Covington se enfrentaram na luta principal do card para resolverem de vez a crescente animosidade entre ambos.

                 

E o ‘Chaos’ fez um jogo bastante inteligente, apostando bastante em sua grande habilidade, o jogo de chão, para superar o desafeto. Sem se abater com as tentativas de trocação do ‘Gamebred’, derrubou o quanto pode o rival para garantir a vitória e definir de vez a rivalidade para si.

A luta.

Masvidal tentou repetir a joelhada que selou a vitória sobre Ben Askren em sete segundos, mas Covington escapou. O ‘Chaos’ foi para as tentativas de queda, mas apenas na terceira é que conseguiria um takedown para investir numa finalização, com o ‘Gamebred’ tentando travar o quando pode o rival de achar um jeito de encaixar o golpe ‘fatal’.

LEIA TAMBÉM

+ Dana White vê condição para McGregor voltar a lutar pelo cinturão do UFC

Covington conseguiu a montada e pressionou o desafeto, que nunca foi conhecido por ser um grande no grappling. No final do round, Masvidal se levantou, levou cotovelada e ainda trocou provocações. No segundo round, um chute do ‘Gamebred’ conseguiu sacudir um pouco o adversário para acirrar ainda mais a luta.

O ‘Chaos’ conseguiu agarrar o desafeto junto à grade, levando cotoveladas de Masvidal em resposta. O ‘Gamebred’ agora era quem levava vantagem usando justamente o seu melhor jogo, o da trocação, conseguindo encaixar bons golpes no rival, como cotoveladas e joelhadas. O segundo seguiu bastante intenso, com os dois lutadores procurando usar suas melhores habilidades.

No jogo de quedas, Covington voltou a mostrar força no começo do terceiro round, batendo forte em Masvidal e em bom controle das ações. Foram duas tentativas de finalização do ‘Chaos’, que viu o desafeto defender bem e impedir a chance de derrota. O quarto round iniciou-se mais equilibrado e com as tentativas de queda do falastrão contra a trocação do ‘Gamebred’.

Um upper de Covington e uma tentativa de queda não abalaram Masvidal, que seguiu sendo alvo dos socos do rival até um cruzado de direita quase decidir a luta, mas sem capitalizar, a luta passou a ser frenética, em pé. No quinto round, porém, o ‘Chaos’ voltou a levar a luta para o solo e tentar incomodar o desafeto, mas já sem forças para poder encerrar a luta de vez. No entanto, fez o básico para assegurar a vitória e encerrar a rivalidade por cima e provocando. Após a luta, fez o desafio a outro de seus desafetos, Dustin Poirier.

– Acabei de cuidar do ‘lixo das ruas de Miami’ (Masvidal) e agora quero o ‘lixo dos pântanos da Louisiana’. Cadê você Dustin Poirier, seu corno? Você disse que estava aqui. Te vejo logo, você é o próximo! – disparou.

Rafael dos Anjos ‘amassa’ Renato Moicano e vence a segunda seguida

O co-main event do UFC 272 teve Brasil contra Brasil, com Rafael dos Anjos encarando a Renato Moicano em luta de peso-casado. Moicano começou usando bem o clinche, mas o ex-campeão dos leves logo derrubou o rival e começou a dominar no chão, usando muito de suas habilidades no jiu-jítsu e no ground and pound.

No segundo round, a trocação se tornou franca no começo mas logo Dos Anjos derrubou e voltou a dominar por cima no solo. Moicano recebia uma série de golpes e ficava mais na defesa, tentando escapar do controle do veterano rival. E isso continuou no terceiro round, quando um chute alto e mais uma série de bons socos do ex-campeão mostraram a força de Rafael dos Anjos.

Com a luta foi em ‘condições especiais’, esta teria cinco ao invés de três rounds. O panorama não mudou no quarto assalto, apesar de Renato Moicano tentar ser mais ofensivo, mas não conseguindo evitar as quedas e o ‘amasso’ no solo de Rafael. Mesmo já bastante machucado e, por duas vezes avaliado pelos médicos, Moicano decidiu seguir na luta e até teve um bom momento no quinto e último round, quando conseguiu conectar alguns bons golpes. Porém, a luta foi toda de Rafael, que conquistou mais uma vitória.

Marina Rodriguez vence e fica perto do ‘title shot’; Edson Barboza e Alex Cowboy perdem

Edson Barboza também representou o Brasil no octógono, encarando o americano Bryce Mitchell. A luta começou a se desenhar difícil para o brasileiro com o bom jogo de quedas do americano, mas que quase rendeu a chance de nocaute no primeiro round. No entanto, o ‘Thug Nasty’ abusou dos takedowns, ficou por cima na maioria das vezes. Apesar de Barboza conseguir boa defesa no solo, foi alvo do ground and pound de Mitchell, que dominou o duelo e venceu a sexta seguida.

Para tentar encerrar uma série negativa no Ultimate, Alex Cowboy encarou Kevin Holland. No primeiro round, o brasileiro teve boas chances de conseguir encerrar a má fase, derrubando com potentes golpes o americano, que respondia na mesma moeda. No final do primeiro round, o ‘Trailblazer’ quase foi finalizado por Cowboy, mas na primeira chance que teve no segundo, encaixou a mão direita certeira no brasileiro para selar a vitória.

Marina Rodriguez foi a primeira brasileira a subir ao octógono do UFC 272 para enfrentar a chinesa Yan Xiaonan e sonhar com a disputa pelo cinturão do palhas. Foi uma luta bastante disputada, em que a chinesa começou bem, mas a brasileira mostrava força e conseguia encaixar bons e potentes golpes. A luta, que teve vários momentos de tensão e pendia ora para Marina, ora para Xiaonan, foi vencida pela brasileira na decisão dos juízes, o quarto seguido da lutadora.

Resultados UFC 272 – Covington x Masvidal

Card principal

Colby Covington venceu Jorge Masvidal por decisão unânime dos juízes

Rafael dos Anjos venceu Renato Moicano por decisão unânime dos juízes

Bryce Mitchell venceu Edson Barboza por decisão unânime dos juízes

Kevin Holland venceu Alex Cowboy por nocaute técnico (0:38 do R2)

Sergey Spivak venceu Greg Hardy por nocaute técnico (2:16 do R1)

Card preliminar

Jalin Turner venceu Jamie Mullarkey por nocaute técnico (0:46 do R2)

Marina Rodriguez venceu Yan Xiaonan por decisão dividida dos juízes

Nick Negumereanu venceu Kennedy Nzechukwu por decisão dividida dos juízes

Maryna Moroz venceu Mariya Agapova por finalização (3:27 do R2)

Umar Nurmagomedov venceu Brian Kelleher por finalização (3:15 do R1)

Tim Elliott venceu Tangir Ulanbekov por decisão unânime dos juízes

Ludovit Klein venceu Devonte Smith por decisão dividida dos juízes

Dustin Jacoby venceu Michal Oleksiejczuk por decisão unânime dos juízes

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo