Lutas

UFC 273: Volkanovski e Sterling mantém seus cinturões; Chimaev vence Durinho

Divulgação/Instagram Oficial UFC

O sábado foi marcado pela realização do UFC 273, em Jacksonville (EUA). Foram duas disputas de cinturão e outras lutas emocionantes em mais um card do Ultimate Fighter Championship.

Alexander Volkanovski e Aljamain Sterling venceram seus respectivos rivais e mantiveram os cinturões das categorias dos penas e dos galos. Além disso, uma luta bem disputada entre Gilbert Durinho e Khamzat Chimaev marcou a noite do Ultimate na Flórida.

LEIA TAMBÉM

+ Anderson Silva volta ao boxe contra brasileiro em maio; evento terá também Mayweather

+ Conor McGregor será processado pela Justiça irlandesa por conduta ao dirigir

A luta principal

Quem foi para o ataque no começo round foi Volkanovski, botando bons golpes e indo para a queda e depois uma bela pancada de esquerda que derrubaria o sul-coreano, mas insuficiente para conseguir fechar a luta ali. As coisas se mantiveram as mesmas no segundo round.

Com chutes na pena e um soco que esquerda que balançaram o Zumbi, o australiano controlava o combate apesar de uma série de chutes que levava do desafiante. O campeão teve duas boas quedas e mantinha a pressão forte em cima de Jung, que até tentou começar o terceiro round atacando, mas Volkanovski mantinha o domínio do combate.

Um knockdown no fim do terceiro round fez o australiano ir para cima e quase definir a luta ali antes do fim do round. Mas no quarto assalto, o campeão foi para cima e bateu até onde pode no Zumbi Coreano. Sem se defender, o árbitro Herb Dean interrompeu a luta e a vitória foi dada ao australiano, que segue dono da categoria dos penas.

Sterling unifica cinturões com triunfo sobre Petr Yan

Uma rivalidade nascida de uma polêmica foi a co-luta principal do UFC 273, na qual Aljamain Sterling defendeu o cinturão dos galos contra Petr Yan, campeão interino da divisão. O duelo se iniciou com Sterling se movendo mais tentando uma queda, defendida pelo russo que procurava encurralar o desafeto.

O primeiro round teve Yan mais preciso, sem conseguir maior contundência em seus golpes. No segundo round, uma derrubada do campeão linear fez com que o ‘Funkmaster’ dominasse no solo o russo. ‘No Mercy’ procurava escapar da boa posição mantida pelo lutador americano de origem jamaicana, mas Sterling conseguiu controlar as ações no chão e causar dificuldade para o rival.

Mais uma vez o campeão linear foi para a queda no terceiro round e continuou seu ‘passeio’, mesmo que não tenha conseguido chances de finalizar, o que aconteceu quase minutos antes, quando aproveitou uma boa trocação para tentar laçar o pescoço. Petr Yan foi para cima no quarto assalto e começou a incomodar mais o americano, procurando o encurralar contra a grade.

Uma tentativa de queda do russo não dá certo, mas a segunda faz o campeão interino ficar por dentro da guarda do rival e ir para o ground and pound, bem defendido por Sterling. E até houve tentativa de ir para as costas do ‘Funkmaster’. No quinto e decisivo round, Yan consegue com um chute tirar o equilíbrio do americano, que tentava a resposta e via a forte defesa do russo. Logo, a luta ficou mais disputada e o campeão interino era quem dominava, pegando bem com os golpes e quase indo para a finalização antes do derradeiro gongo soar. E os juízes deram a vitória e a unificação dos cinturões a Sterling.

Durinho faz luta acirrada, mas perde para Chimaev

Talvez a luta mais aguardada do UFC 273 (até mais que a disputa dos cinturões), Gilbert Durinho e Khamzat Chimaev se enfrentaram. Favoritíssimo nas bolsas de apostas, o russo sensação do Ultimate começou mostrando que não estava para brincadeira, buscando derrubar o brasileiro e investir na pressão junto á grade.

Logo Durinho entrou na luta e começou a golpear Chimaev, que respondia. Uma bela esquerda chegou a complicar o ‘Borz’, que respondeu com uma de direita que derrubou Durinho, que se defendia enquanto o russo radicado na Suécia apertava a pressão antes do árbitro pedir para que a luta fosse reiniciada em pé.

No segundo round, a luta passou a ficar ainda mais acirrada e com ambos buscando mais o ataque. Melhor para o brasileiro, que tentou quedas e acertava na trocação contra um russo que via sua estratégia de vencer rapidamente começar a se esvair. Durinho teve boas chances de vencer num knockdown nos segundos finais do assalto, com Chimaev salvo pelo gongo. E o terceiro round seguiu ainda mais eletrizante.

E era agora o ‘Borz’ quem ia para cima, apertando o passo para encurralar o brasileiro, que conseguiu se recuperar. O equilíbrio era a marca da parte final do combate, com ambos sentindo as respectivas forças um do outro. Mas sem que ninguém conseguisse finalizar a luta antes do cronômetro zerar. Ao final, as papeletas dos juízes laterais deram a Chimaev a vitória na decisão unânime.

Mackenzie Dern vence luta apertada; Daniel Wilycat perde na estreia

Mackenzie Dern foi em busca da reabilitação contra Tecia Torres. A luta começou com certa intensidade e as duas lutadoras indo para a trocação. Depois de um segundo round em que a brasileira teve bom controle do clinche e teve chances para finalizar, Dern viu a ‘Tiny Tornado’ reagir no round final. O resultado foi a vitória da brasileira nascida nos EUA na decisão dividida.

O primeiro brasileiro a subir no octógono mais famoso do mundo foi o estreante Daniel Wilycat, que enfrentará o americano Julio Arce. O calouro no Ultimate não conseguiu uma boa performance e foi dominado durante a luta inteira pelo rival, que conseguiu a vitória na decisão unânime do juízes

Resultados UFC 273 – Volkanovski x Zumbi Coreano

Card principal

Alexander Volkanovski vence Chan Sung Jung ‘Zumbi Coreano’ por nocaute técnico (0:44 do R4) – Volkanovski mantém o cinturão dos penas

Aljamain Sterling venceu Petr Yan por decisão dividida do juízes – Sterling unifica os cinturões do peso-galo

Khamzat Chimaev venceu Gilbert Durinho por decisão unânime dos juízes

Mackenzie Dern venceu Tecia Torres por decisão dividida do juízes

Mark Madsen venceu Vinc Pinchel por decisão unânime dos juízes

Card preliminar

Ian Garry vence Darian Weeks por decisão unânime dos juízes

Anthony Hernandez venceu Josh Fremd por decisão unânime dos juízes

Raquel Pennington venceu Aspen Ladd por decisão unânime dos juízes

Mike Malott venceu Mickey Gall por nocaute técnico (3:41 do R1)

Alexei Oleynik venceu Jared Vandeera por finalização (3:39 do R1)

Piera Rodriguez venceu Kay Hansen por decisão unânime dos juízes

Julio Arce venceu Daniel Wilycat por decisão unânime dos juízes

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo