Lutas

Será? Balança descalibrada em pesagem do UFC 274 vira polêmica

Reproduçao/Youtube UFC

A pesagem do UFC 274, realizada nesta sexta-feira (6), teve como grande notícia o fato de Charles do Bronx não ter batido o peso e ter perdido o cinturão dos leves por conta disso. Mas após tal problema, um outro pode estar surgindo.

                 

Na redes sociais, houve a verbalização de uma queixa por parte de participantes do card deste sábado de que uma das balanças usadas no processo de pesagem do evento teria sido calibrada de forma errada, com isso colocando um peso muito diferente do que acabou representado na balança usada pela comissão atlética;

– Parabéns ao ‘inteligente’ que resetou a balança de conferência de peso dos lutadores e calibrou ela errado com 200g de diferença. Só ficamos sabendo disso pela manhã, que estava dando diferença da balança usada pela comissão atlética – escreveu a brasileira Ariane Sorriso.

A balança citada pela brasileira não é a oficial usada para determinar o peso na contagem oficial pelo UFC, mas uma à disposição dos lutadores no hotel em que estes ficam se preparando para luta. Na alegação de Ariane, tal balança teria apresentado uma discrepância de peso em relação à oficial por conta de uma má calibragem.

– Alguém foi lá, pesou, e resetou a balança. Aí, acho que quando foi ligar a balança, no meio da madrugada, estava com o pé encostado ali. E a balança estava dando 200g a menos. Todo mundo pesou ali achando que estava dentro, mas só fomos avisados de manhã que não estávamos. No caso do Charles, para ele, ele estava no peso, os caras só avisaram depois que estava 200g a menos. – disse a lutadora em live no Instagram

Norma Dumont, que também não bateu o peso para a pesagem oficial do UFC 274, também citou um possível problema com a balança usada antes da pesagem em entrevista à Ag.Fight. Revoltada, ela explicou que por achar que estava num limite que julgava seguro pelas informações da balança, interrompeu o corte para depois saber do acontecido.

– A balança me f***. Ontem à noite, eu achava que estava faltando 1,2kg e encerrei o corte, porque eu achei que estava bem. De manhã, eu acordei e comecei a cortar peso e o médico do UFC veio e disse que tiveram que resetar à balança. Aí eu falei, ‘f***’ porque eu tinha encerrado a pesagem ontem porque eu achava que estava bem. Cortei o máximo que pude, deixei para pesar em cima da hora porque eu tinha muita cólica, dor e não podia tomar remédio porque com estômago vazio e desidratada, ele iria me ‘arrebentar’. – declarou Norma.

– Tinha pesado numa balança anterior e ela me deu que eu estava dentro do peso, depois eu pesei em outra oficial e comemorei, porque achei que tinha dado, mas mesmo na oficial depois fiquei um pouco acima. Mas isso me atrapalhou muito porque, se eu soubesse que eu estava 2kg acima, tinha forçado a descer mais. Eu estava bem, mas infelizmente tomei um susto. A balança quase subiu 1kg, todo mundo tomou um susto. Desci para a pesagem tarde e tinha uma fila de atletas para pesar e a galera que ficava no limite pedia para pesar pelada. Quem usou a balança do UFC, tomou um susto. Eles mexeram na balança às sete horas, estava em cima – completou a brasileira.

Treinador de Charles do Bronx, Diego Lima também mencionou o assunto do erro da balança, embora não tenha falado de forma direta sobre o caso, preferindo se resignar com o fato de que seu pupilo perdeu o cinturão e não poderá o reconquistar se vencer a luta principal do UFC 274.

– Depois que o Charles subiu para os 70kg, vocês (imprensa) são testemunhas de que ele sempre bateu o peso sem usar a libra de tolerância e pesando até abaixo às vezes. Ontem, ele dormiu no peso e a gente até postou. Ontem, batemos o peso na balança que tinha lá no hotel e fomos dormir. E ele acordou mais pesado. Infelizmente, o cinturão da categoria está vago. Agora é olhar para frente e pensar no trabalho da amanhã – comentou o técnico.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo