Neste sábado (11), o UFC Rio é a atração do final de semana, com Charles do Bronx lutando no duelo principal do evento na Farmasi Arena contra Mateusz Gamrot. Além desta luta, outras atrações aconteceram durante a noite de combates em solo carioca.
O card preliminar teve diversas lutas, com muitos brasileiros em ação no octógono mais famoso do mundo, muitos em busca de solidificarem suas respectivas chances de brilhar dentro da organização. O Portal Esporte News Mundo oferece os principais detalhes sobre as lutas da parte inicial do evento.
Brasil tem campanha quase 100%
Um dos duelos do card preliminar, e o único que não foi vencido por brasileiros, foi o que fechou a primeira parte do UFC Rio. Lucas Almeida enfrentou Michael Aswell, e acabou levando a pior depois de duas potentes ‘pauladas’ de direita do americano, que aproveitou e foi para cima de Lucas, se impondo com seus socos até o árbitro parar a luta e decretar a vitória de Aswell.
Jafel Filho buscou diante de Clayton Carpenter a reabilitação no UFC. A luta começou com os dois indo com tudo para a trocação, mas logo o duelo foi para o clinche e o ‘Pastor’ conseguiu levar para o chão junto à grade, indo para as costas e trabalhando bem para conseguir o ângulo certo para encaixar a finalização. Depois de muita briga, Carpenter tentou escapar, mas acabou abrindo espaço para o brasileiro pegar na kimura, finalizar e se reabilitar.
Buscando embalar sequência, Vitor Petrino enfrentou Thomas Petersen neste sábado. O ‘Icão’ levou a luta para a grade, mas quase viu o americano buscar suas costas ao inverter a posição. A resposta foi um direto que derrubou Petersen ainda no primeiro round, com um ‘ground and pound’ intenso até o fim da primeira parte. O americano resistiu e deixou a luta mais equilibrada na segunda parte do duelo, porém uma sequência de upper e cruzado de Petrino levou Petersen ao nocaute e deu ao brasileiro mais uma vitória.
O UFC Rio marcou a estreia de Bia Mesquita, estrela do jiu-jítsu e uma das principais lutadoras da luta agarrada, na organização. A brasileira teve pela frente a russa Irina Alekseeva e não demorou para mostrar a que veio no Ultimate, levando o combate para baixo e usando bem do ‘ground and pound’ para sufocar Alekseeva. E fez o mesmo no segundo round, desta vez conseguindo posicionar o mata-leão, ajeitar e finalizar a rival em sua primeira luta no Ultimate.
Em busca de sua primeira vitória no Ultimate, Lucas Rocha encarou Stewart Nicoll na Farmasi Arena e o ‘Fenômeno’ teve uma grande performance diante do australiano. O peso-mosca conseguiu colocar sua estratégia em prova diante do rival e controlou a luta durante os seus três rounds regulamentares. Com tal performance, conseguiu enfim vencer no octógono.
Contra a veterana e ex-desafiante ao cinturão dos palhas Karolina Kowalkiewicz, Julia Polastri veio para tentar voltar a vencer no UFC. A lutadora da Baixada Fluminense teve um bom primeiro round, conseguindo encaixar bons golpes e incomodar bem a polonesa. E manteve a estratégia de pressionar durante o segundo e terceiro rounds, com Kowalkiewicz ficando mais na defesa. No entanto, Júlia aplicou um chute alto certeiro e uma série de socos que acabaram resultado em sua vitória.
A primeira luta da noite do UFC Rio foi duelo brasileiro entre Luan Lacerda e Saimon Oliveira. Em luta de atletas que precisavam se reafirmar após séries de derrotas, o duelo foi bastante equilibrado e, no segundo round, após Saimon levar a luta para o chão e ir bem no ground and poundo, o lutador do Amapá conseguiu reverter a situação para, na chave de braço, conseguir o triunfo que o reabilitou na entidade.
Resultados do card preliminar do UFC Rio – Do Bronx x Gamrot
Michael Aswell venceu Lucas Almeida por nocaute técnico (1:42 do R1)
Jafel Filho venceu Clayton Carpenter por finalização (4:42 do R1)
Vitor Petrino venceu Thomas Petersen por nocaute (0:26 do R3)
Bia Mesquita venceu Irina Alekseeva por finalização (2:14 do R2)
Lucas Rocha venceu Stewart Nicoll por decisão unânime dos juízes
Julia Polastri venceu Karolina Kowalkiewicz por nocaute técnico (2:56 do R3)
Luan Lacerda venceu Saimon Oliveira por finalização (3:55 do R2)