Z - Futebol Agência ENM

Última campanha do Juventude na Série A encerrou grande ciclo na história do clube

Juventude torcida
Divulgação/ E.C Juventude

Depois de mais de 13 anos na espera o Juventude vai voltar a disputar o Campeonato Brasileiro Série A. Após a classificação na última edição da Série B onde o Papo ficou na quarta colocação, o time encontra a primeira divisão para tentar repetir um grande período de sua história.

A última participação do Juventude na Série A foi em 2007. Na ocasião, o Alviverde terminou a edição do torneio na 18° colocação. 2007 foi o encerramento de uma longa história do Juventude na primeira divisão. Foi o ano onde o time encerrou aquele que é considerado um dos períodos de glória do clube.

TEMPOS ÁUREOS

Em 1995 o time de Caxias do Sul subiu à Série A após conquistar a Série B no ano anterior. Da década de 90 até 2007 o clube não foi rebaixado e viveu momentos muito importantes da sua história. Um grande exemplo disso é a conquista da Copa do Brasil de 1999 diante do Botafogo. Além deste título, teve também o do Campeonato Gaúcho de 1998 diante do Internacional que fez o clube quebrar um jejum de títulos no Rio Grande do Sul.

A QUEDA EM 2007

A temporada de 2007 começou animada para o Juventude dentro de campo. Com uma boa campanha no Campeonato Gaúcho, o Papo chegou às finais sendo derrotado no último jogo pelo time do Grêmio. O Alviverde liderou o seu grupo na fase classificatória.

No entanto no Campeonato Brasileiro a campanha foi diferente. Com cinco derrotas nos dez primeiros jogos do torneio, o Ju não subiu muito na tabela de classificação. O clube oscilou bastante na competição, fazendo bons jogos contra times como o São Paulo, por exemplo, mas sendo derrotado por clubes que brigavam para não cair na época como o Paraná Clube.

FALTARAM DUAS VITÓRIAS

Por conta da oscilação, o Juventude ficou a seis pontos de permanecer na Série A para o ano de 2008. O Papo terminou na 18° colocação com 41 pontos, quatro a menos que o Goiás, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Corinthians e o Paraná Clube que também foram rebaixados no ano foram dois clubes que não perderam para o Papo na competição, por exemplo, tanto nos jogos em Caxias do Sul quanto fora. Uma vitória em cada confronto teria salvo o Ju da queda.

2006 SERVIU DE AVISO

Embora o Juventude não tenha feito uma boa Série A em 2007, no ano anterior o clube também não fez uma boa campanha. Também por conta de algumas oscilações, o Papo terminou a edição daquele ano na 14ª colocação com 47 pontos, oito a mais que a Ponte Preta, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

QUANDO SERÁ A ESTREIA DO JUVENTUDE

De volta à Série A, o Ju estreia na competição no dia 29 de maio diante do Cuiabá na Arena Pantanal. Os clubes vão a campo às 19h. Para o torcedor alviverde que quer ver o Papo no Alfredo Jaconi, saiba que isso não vai demorar para acontecer já que o primeiro jogo do clube em casa será na segunda rodada. O Juventude recebe o Athletico Paranaense em Caxias do Sul no dia 6 de junho às 18h15.

Para saber tudo do Juventude, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo