Automobilismo

Última etapa da Fórmula 1, GP de Abu Dhabi promove mudanças na pista; veja

Foto: Twitter/Fórmula 1

O Grande Prêmio de Abu Dhabi vai receber a 22º etapa da Fórmula 1, no próximo domingo (12), às 10:00 (horário de Brasília). A corrida, pode ser o palco de decisão e sacramentar o campeão da temporada. A disputa pelo título está entre o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes e o holandês Max Verstappen da Red Bull Honda. Por isso, o local realizou algumas mudanças na pista.

                 

A expectativa, é de empolgação dos organizadores do circuito de Yas Marina, pelo fato, de estarem atentos pela disputa acirrada do campeonato.

Estamos muito empolgados com o andamento do campeonato, e esperançosos de que ele chegará ao fim aqui em Yas Marina. O que ouvimos do pessoal da F1 e dos fãs é que eles realmente gostam de vir aqui para encerrar o ano” – analisou o diretor executivo da prova, Saif Rashid Al-Noaimi.

Desde 2014, sendo a última sede do campeonato até o momento, Yas Marina só foi anfitrião no momento de título em duas oportunidades. Com Lewis Hamilton, no mesma temporada de 2014 e o alemão Nico Rosberg em 2016, ambos da Mercedes.

Para saber mais sobre a Fórmula 1, siga o Esporte News Mundo pelo Twitter, Facebook e Instagram.

Antes conhecida por não facilitar as ultrapassagens, ao longo de 2021, o circuito de Abu-Dhabi passou por algumas reformas com a finalidade de alterações no circuito. Sendo assim, a pista foi encurtada, passando a ter 5,28 km de extensão, no lugar dos antigos 5,554 km, além de perder boa parte de suas curvas de 90 graus.

O diretor executivo Noaimi revelou que era um planejamento de alguns anos atrás. Pelo motivo de receber feedback de pilotos e equipes. E, principalmente dos fãs da modalidade.

Já faz algum tempo que tentamos executar isso. Nos últimos anos, conforme os carros evoluíram, vimos como se tornou difícil ultrapassar aqui. Ouvimos o feedback das equipes e dos pilotos, mas, mais importante, dos fãs, tanto os que estão aqui ou assistindo de casa. Tínhamos uma ideia geral do que queríamos fazer. Foi apenas uma questão de adaptar às regras de 2022. Fizemos simulações com o carro, decidimos isso no começo do ano, e iniciamos as reformas no verão” disse Rashid Al-Noaimi.

Além disso, uma das novidades é a nova curva, chamada Marsa. O objetivo dela, é substituir a sequência de curvas de baixa no fim da segunda reta. Outra alteração em Yas Marina é a retirada do harpin na primeira reta, com outros cantos traçados mais largos.

F1 divulgou comparação entre traçado antigo (em branco) e atualizado (em vermelho) do Circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi — Foto: F1
A Fórmula 1 comparou a pista antiga (linha branca) pela atualizada (linha vermelha) após as mudanças. Foto: F1

A finalidade destas obras e mudanças, visa acelerar os trechos, e deixar os carros em velocidade de 300 km/h nos trechos reformados.

Vimos as áreas onde os carros lutam para ficarem próximos uns dos outros, pontos em que sentimos que o ímpeto dos pilotos estava sendo quebrado por algumas curvas lentas e desajeitadas. Essas mudanças permitirão que os carros se aproximem mais e que retenham calor nos pneus, mas vão evitar o superaquecimento deles por causa das curvas lentas – explica o diretor da etapa” – abordou o diretor.

No momento, Verstappen lidera a classificação com 351,5 contra 343,5 de Hamilton que está em segundo lugar. Caso, não houver definição no circuito de Jeddah, na Árabia Sáudita, a definição do torneio da elite do automobilismo, seja em Abu-Dhabi.

Confira a programação do GP da Arábia Sáudita;

03/12/2021 – (sexta-feira) / 1ºtreino livre: 10:30 (horário de Brasília)

03/12/2021 – (sexta-feira) / 2º treino livre: 14:00 (horário de Brasília)

04/12/2021 – (sábado) / 3º treino livre: 11:00 ( horário de Brasília)

04/12/2021 – (sábado) / Classificação: 14:00 (horário de Brasília)

05/12/2021 – (domingo) / Corrida: 14:30 (horário de Brasília)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo