Esportes olímpicos

Último dia da ginástica artística nos Jogos Olímpicos tem domínio da China e volta de Simone Biles

Foto: USA Gymnastics / Twitter

Nesta terça-feira (3) foram disputadas três finais na ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Tóquio: barras paralelas, trave de equilíbrio e barra fixa masculino. As provas marcaram o fim das competições no Centro de Ginástica de Ariaki. O dia ainda teve o retorno da ginasta norte-americana Simone Biles ao evento, na final da trave.

Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

No último dia de competições, a China confirmou o domínio na modalidade ao longo de toda a Olimpíada. Nas barras paralelas, Jingyuan Zou conquistou a medalha de ouro da prova com a pontuação de 16.233. A medalha de prata foi para Lukas Dauser da Alemanha, após receber a nota de 15.700 no aparelho. Em terceiro lugar, o ginasta turco Ferhat Arican fez história, mais uma vez, ao receber a medalha de bronze: ele já era o primeiro atleta da Turquia a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos e, agora, se tornou o primeiro medalhista do país.

A final feminina da trave de equilíbrio marcou a volta de Simone Biles aos Jogos Olímpicos. A atleta conquistou a medalha de bronze na prova com uma nota 14.000. Biles comemorou o resultado e o retorno às competições em Tóquio. A China fez a dobradinha da trave com Chenchen Guan levando a medalha de ouro e Xijing Tang ficou com a prata. A brasileira Flávia Saraiva terminou na 7ª posição.

A ginasta dos Estados Unidos desistiu de competir nas finais do individual geral e do solo, depois de afirmar que estava com twisties, uma forma de bloqueio mental que afetava o controle do seu corpo enquanto estava no ar durante a execução dos exercícios. Em entrevista, a atleta afirmou que estar em um evento como os Jogos Olímpicos foi o que a motivou para se apresentar em pelo menos um dos aparelhos.

– Eu fiz isso por mim, e por ninguém mais, porque eu queria competir uma vez mais nos Jogos Olímpicos. Não é fácil desistir de um sonho de cinco anos e não fazer isso. Foi muito difícil, eu fiquei nas arquibancadas, não estou acostumada a isso. Então, ter mais uma oportunidade de competir significou o mundo – comentou Simone Biles.

+ Agenda Olímpica: Dias e Horários das competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio

+ Ginástica Artística: Flávia Saraiva cai da trave, se recupera na série e termina a final em 7º lugar

Na última prova do programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, medalha de ouro para o japonês Daiki Hashimoto com 15.066. O ginasta já havia vencido o individual geral e conquistado a prata na prova por equipes. Completaram o pódio nas barras paralelas o croata Tin Srbić – medalha de prata com 14.900 pontos – e Nikita Nagornyy do Comitê Olímpico Russo com a nota de 14.533.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo