Campeonato Carioca

Um ano após morte de Luisinho Lemos, America planeja busto do ídolo no Giulite Coutinho

Há pouco mais de um ano, num 2 de junho, o amanhecer era triste. Logo nas primeiras horas daquele dia, morria Luisinho Lemos, o Luisinho Tombo, vítima de um infarto. Ele é até hoje o maior artilheiro da história do America com 379 gols e um dos maiores ídolos do clube. E passado o primeiro ano da tragédia, a diretora do Mecão planeja colocar um busto de 60cm com a imagem do ex-jogador e treinador no Estádio Giulite Coutinho.

                 

O trabalho será realizado pelo artista Edu Santos, da Fundiart, que já fez bustos de grandes craques do futebol de outros clubes. O custo total para a realização do busto está estimado em R$ 25.700,00 e como o momento financeiro do America não é dos melhores, o clube vai promover diversas ações de marketing, com o “Selo Oficial Luizinho Lemos”, para captar recursos necessários para homenagem a Luisinho Lemos.

Dentre as ações, serão vendidas camisas personalizadas com o nome do ídolo, rifas solidárias e haverá retransmissões de jogos em que Luisinho Lemos tenha atuado. Vale lembrar que o ídolo americano morreu com a vestimenta que mais usou na sua vida, o manto rubro. Ele era o treinador do America quando passou mal na beira de campo, na vitória do Mecão por 3 a 0 sobre o Nova Cidade, na estreia da equipe na Série B1 do Campeonato Carioca do ano passado.

Luisinho Lemos nem chegou a ver o terceiro gol de sua equipe, pois começou a se sentir mal durante o segundo tempo e foi levado ao hospital, onde foi diagnosticado com um princípio de infarto. Apesar de ter respondido muito bem nos primeiros dias após a internação, inclusive falando normalmente com seus familiares, ele sofreu um novo infarto quatro dias depois, foi intubado e colocado em coma, mas não resistiu e veio a falecer, aos 66 anos.  

Mesmo tendo defendido times como Flamengo, Botafogo, Internacional e Palmeiras, Luisinho ficará será sempre lembrado como um grande ídolo do Mecão. Além de ser o maior artilheiro da história do clube tendo balançado as redes 379 vezes, ele é o terceiro maior goleador do Maracanã, atrás apenas de Zico e Roberto Dinamite, ídolos máximos de Flamengo e Vasco. Por coincidência, no título do America na Série B1 do Campeonato Carioca de 2018, onde ele era o técnico rubro, o mesmo sempre citava, em tom de brincadeira, “que o coração americano sofria, mas era forte”.

Começo da carreira

Apesar da grande identificação com o America, Luisinho Lemos deu seus primeiros passos nas categorias de base de outros dois clubes do Rio de Janeiro: Fluminense e Vasco. Porém, não conseguiu atuar profissionalmente na dupla, muito por conta do serviço militar, já que após se alistar, ele serviu ao Exército e inclusive perdeu a chance de fazer uma partida oficial no Cruzmaltino por estar de plantão no quartel.

Aos 20 anos, Luisinho Lemos foi levado por um de seus irmãos, César Maluco, para o Palmeiras (SP). César Maluco é o segundo maior artilheiro da história do Alviverde Paulista, com 180 gols, e fez parte do famoso time da Academia, que esbanjou sucesso entre as décadas de 60 e 70. Em São Paulo, Luisinho também não atuou profissionalmente no Porco, mas somente na Ferroviária-SP, em 1972.

História começa a ser escrita no America em 1973

Em 1973, começou a gloriosa história de Luisinho Lemos no America. Ele ficou duas temporadas seguidas no Mecão e ajudou a equipe na conquista do título da Taça Guanabara do ano seguinte. Apesar dos rubros não conquistarem o título, ele mostrou seus dotes de artilheiro e acabou o Campeonato Carioca como o goleador máximo, com 20 gols marcados.

Neste título, os torcedores do America se deliciaram com a equipe. Em 1973 e 1974, apenas nesses dois anos, eles puderam ver a dupla Luisinho Lemos e Edu em ação. Edu é irmão de Zico e é considerado o único ídolo a frente de Luisinho no Mecão. E a equipe ainda contava com outros nomes idolatrados pelos torcedores, como Alex, Flecha, Orlando e Gílson Nunes.

Atuações de sucesso no Flamengo e chegada à Seleção Brasileira

Em 1975, Luisinho Lemos se transferiu para o Flamengo. Foram 183 partidas com 117 vitórias, 38 empates, 28 derrotas e 95 gols marcados pelo Rubro-Negro. E se fez uma dupla inesquecível com Edu no America, reencontrou o companheiro no Mais Querido, mas recebeu inúmeros passes de um irmão mais famoso da Família Antunes: Zico.

E se Luisinho Lemos marcou seu nome na história do Flamengo, ele também agradeceu muito ao Rubro-Negro por um motivo muito especial. Em 1976, foi convocado para defender a Seleção Brasileira e fez seu único jogo pelo Brasil quando defendia o clube. Além de jogar com Edu e Zico no Fla, Luisinho atuou com o próprio irmão, Caio Cambalhota.

Ao sair do Flamengo, Luisinho Lemos foi para o Internacional (RS), onde ficou por uma temporada, conquistando o Campeonato Gaúcho de 1978. Depois retornou ao Rio de Janeiro, para atuar no Botafogo. Na sequência, teve a primeira experiência no futebol do exterior, ao defender o Léon (MEX). Mas a saudade bateu e Luisinho voltou para casa, onde foi recebido de braços abertos pelos torcedores do America.

Saídas do America, mas sempre com retorno

Luisinho ficou dois anos no America e quando saiu para o Las Palmas (ESP), perdeu a chance de fazer parte de uma das grandes conquistas da história do clube, que foi o título de Campeão dos Campeões, torneio que reuniu as principais equipes do Brasil, que foram campeões ou vice dos Estaduais do ano anterior. Mas a ausência do atacante foi tão sentida que o diretor de futebol do clube, Léo Almada, que viria a ser presidente rubro, foi até a Espanha para repatriar o ídolo.

O esforço valeu a pena. Em 1982, Luisinho Lemos liderou o America rumo ao título da Taça Rio. No ano seguinte, o Mecão sequer chegou ao triangular final do Campeonato Carioca, mas Luisinho não poderia deixar o clube de fora da festa e foi o artilheiro da competição, com 23 gols, superando nomes como Zico e Nunes, do Flamengo, e Washington e Assis, do Fluminense.

Em 1984, Luisinho foi fazer o que não tinha conseguido em 1972. Mesmo não tendo mais o fantástico time da Academia, o atacante acertou com o Palmeiras, clube onde seu irmão, César Maluco, é ídolo. Pelo Alviverde, o atacante disputou 27 partidas, com 15 vitórias, 8 empates, 4 derrotas e 6 gols marcados. Retornou ao America em 1985, onde no ano seguinte ajudou a equipe a chegar à semifinal do Campeonato Brasileiro, parando apenas no São Paulo. Em 1987, acertou com a Ferroviária-AL, antes de mais uma vez embarcar para o exterior.

Experiência no mundo árabe e fim da carreira como jogador

Luisinho Lemos foi ter uma experiência no mundo árabe e deixou um grande legado, já que após encerrar a carreia de jogador, ficou trabalhando como técnico na região por 11 anos seguidos. Atuou por Al-Wakrah e Al-Sadd, ambos do Qatar. Em 1991, retornou ao America, treinou no clube, mas acabou acertando com o Americano. Após deixar o Cano, foi para o São Cristóvão.

Após defender o São Cristóvão, retornou ao mundo árabe para defender o Qatar SC. Porém, ele não poderia se despedir do futebol com outra camisa que não tivesse a cor de sangue. Em 1994, aos 42 anos, Luisinho pendurou as chuteiras em um amistoso entre America e Americano. Fez dupla de ataque com outro centroavante, um baixinho que acabava de conquistar o mundo: Romário, logo após o Brasil ter alcançado o título da Copa do Mundo de 1994, onde o camisa 11 tinha sido protagonista no Mundial.

Como técnico, início em casa, como não poderia deixar de ser

Luisinho Lemos encerrou a carreira de jogador, mas não o futebol. Escolheu ser técnico e “para a surpresa” de zero pessoas, começou num clube que “poucos” imaginariam: o America. A química não poderia ser ruim. Nos seus primeiros anos como treinador, duas grandes campanhas.

Primeiro, em 1995, com o America terminando na quinta colocação do Campeonato Carioca, atrás apenas dos quatro grandes. No ano seguinte, uma oitava colocação, também com grande caminhada, com o Mecão ficando apenas três pontos atrás do quinto colocado, o Itaperuna.

Em 1999, Luisinho Lemos teve mais uma rápida passagem pelo America e ainda comandou diversos clubes do Rio de Janeiro, como Bonsucesso, Itaperuna e Madureira, além de times tradicionais do Brasil, como Remo (PA) e Brasiliense (DF). Em 2007, partiu para o mundo árabe, onde ficou por 11 anos e treinou diversas equipes.

Volta à casa para o último adeus, com nome eternizado na história

A parceria que apenas a morte separou não poderia dar errado. Após o America sofrer o quarto rebaixamento de sua história em Campeonatos Cariocas, a diretoria escutou a voz da torcida e contratou Luisinho Lemos. E o que fez o treinador? Recolocou o America na primeira divisão com direito ao título da Série B1 de 2018.

O título fez Luisinho Lemos igualar uma marca importante que apenas duas pessoas na história do America haviam conseguido: Belfort Duarte e Edu. Luisinho entrou para o seleto grupo de ídolos que conquistaram títulos como jogador e treinador do Mecão, fazendo seu nome ficar ainda mais forte na história do clube.

Na primeira divisão, Luisinho não conseguiu levar o America à fase principal e o clube acabou rebaixado mais uma vez. Apesar de fazer bons jogos, a equipe sentiu falta justamente de um camisa 9 do perfil de Luisinho. Dentro de campo, o domínio sobre os adversários não se converteu no que o mestre fazia tão bem: gols.

Talvez dos cinco rebaixamentos, o sofrido em 2019 foi o menos doloroso, já que o America se apresentou bem. A diretoria, vendo a situação, optou por manter Luisinho Lemos no comando para mais uma Série B1. Logo na estreia, um 3 a 0 contundente para cima do Nova Cidade. Entretanto, mal sabia a torcida do Mecão que aquele jogo, naquele 25 de maio de 2019, no Estádio Joaquim de Almeida Flores, seria a despedida de um eterno ídolo.

Luisinho deixou a vida, mas honrando o que diz o hino do America: torceu para o clube até morrer.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo