Flamengo

Um ano após o “Jogo da Ressaca”, Flamengo volta a receber o Ceará no Maracanã em situação bem diferente

27 de novembro de 2019. Apenas quatro dias antes, o Flamengo conquistava o Bi Campeonato da Taça Libertadores de forma heróica ao vencer o River Plate por 2×1, no dia seguinte a epopéia de Lima, o rubro-negro se tornava Hepta Campeão Brasileiro em plena carreta de comemoração na Avenida Presidente Vargas, pois o Grêmio venceu o Palmeiras por 2×1 no Allianz Parque e tornou o time carioca inalcançável na tabela.

A partida era contra o Ceará, porém, as mais de 67 mil pessoas que foram ao Maracanã naquela noite queriam apenas para celebrar a equipe que em um final de semana conquistou a Taça Libertadores e o Campeonato Brasileiro. O jogo ficou em segundo plano, mesmo com o então técnico Jorge Jesus escalando seis titulares que jogaram a grande decisão contra o River. O time da Gávea claramente não se preparou de forma adequada para a partida.

Mas o que se viu em campo, foi um time disposto a não deixar o time cearense colocar água no chope. Apesar dos visitantes terem aberto o placar, o Flamengo virou com três gols de Bruno Henrique e um de Vitinho e goleou por 4×1 para a festa da Nação que ao final da partida, ainda viu a entrega do troféu e das medalhas de Campeão Brasileiro aos atletas.

Pouco mais de um ano depois, a situação é bem diferente no Ninho do Urubu. Jorge Jesus, Rafinha e Pablo Marí não fazem mais parte do plantel e a tal “hegemonia” não aconteceu. Apesar dos títulos da Recopa Sul-Americana, Carioca e Supercopa do Brasil, que foram antes da parada devido a pandemia do coronavírus, a temporada está terminando com gosto amargo para o torcedor do Flamengo.

O clube foi eliminado nas oitavas da Copa do Brasil, na mesma fase da Copa Libertadores e faltando 11 jogos para acabar o Brasileirão, a chance de título é apenas de 3%. Dois técnicos passaram pela Gávea depois de Jorge Jesus: o catalão Domenec Torrent e o atual treinador Rogério Ceni. O futebol de 2019 nunca mais foi visto nem de muito longe. O melhor time do futebol brasileiro dos últimos anos, se tornou um amontoado de bons jogadores, alguns em péssima fase como Éverton Ribeiro.

Mesmo com reforços de peso como Michael, Pedro Rocha, Gustavo Henrique e Thiago Maia, o time carioca ainda não teve grandes atuações após a saída do Mister. Uma atuação boa aqui, outra ali mas nada que lembrasse o time arrasador do ano retrasado. Até mesmo os heróis daquela temporada como Bruno Henrique e Gabriel Barbosa tiveram momentos ruins e até ausências longas por lesão.

O Flamengo que parecia “de outro patamar”, vem se mostrando um time comum, os títulos em sequência não aconteceram como esperado. Com a temporada terminando, é hora da diretoria e comissão técnica começarem a planejar a temporada 2021. Rodolfo Landim e Marcos Braz terão muito trabalho para provar que 2019 não foi apenas um milagre de Jesus.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo