Futebol Internacional

‘Rei da Liga Europa’, Unai Emery leva Villarreal à inédita final da competição

FOTO: DIVULGAÇÃO

Quando o assunto é Liga Europa, é difícil encontrar alguém que saiba mais sobre o torneio que o espanhol Unai Emery. Natural de Hondarribia, situada na costa oriental da Espanha, em Guipúscoa, no País Basco, o atual comandante do Villarreal CF é nada menos que o maior vencedor – no banco de reservas – da história de uma das competições mais importantes do continente.

                 

Com três taças conquistadas de forma consecutiva entre 2014 e 2016, quando treinava os andaluzes do Sevilla FC, Emery sabe muito bem o caminho para se alcançar a decisão internacional. E foi com essa sabedoria que, em menos de uma temporada, levou o desacreditado – por muitos, menos por sua fanática torcida – Villarreal CF à inédita decisão europeia.

Campeão diante de clubes como Benfica, Dnipro e Liverpool, Unai Emery pode, agora, se tornar de forma isolada o maior treinador campeão da história da Liga Europa. Empatado com o italiano Giovanni Trapatonni, que venceu a competição com Juventus (1977 e 1993) e Internazionale de Milão (1991), o espanhol também pode ajudar o clube da Comunidade Valenciana a quebrar um novo tabu.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Depois de bater na trave da Liga dos Campeões de 2005/2006, caindo nas semifinais para o Arsenal, com direito a pênalti perdido por Riquelme nos minutos finais do duelo de volta, e na penúltima fase desta mesma Liga Europa de 2015/2016 caindo para outro clube inglês, agora o Liverpool, o Submarino Amarelo enfim quebrou tal sina. De quebra, se vingou dos Gunners e agora se prepara para viajar à Polônia encarar o Manchester United.

Com o lema de ‘dar continuidade ao sonho’, o Villarreal liderou seu grupo na fase inicial, com quatro vitórias e um empate diante de Maccabi Tel Aviv, Sivasspor e Qarabağ. Depois, derrubou equipes como Red Bull Salzburg (4 a 1 no agregado), Dínamo de Kiev (4 a 0 no total) e Dínamo Zagreb (3 a 1 na soma das duas partidas), até reencontrar seu antigo algoz. Eliminado na Champions de 15 anos atrás, o clube espanhol deu o troco, venceu em casa por 2 a 1, segurou o empate fora por 0 a 0 e enfim chegou à grande decisão. E mais, de forma invista, somando 12 vitórias e dois empates.

Enquanto a decisão europeia não chega, o Submarino Amarelo continua firme na busca por uma vaga na própria Liga Europa da próxima temporada. Em sexto lugar na LaLiga Santander 2020/2021, com 52 pontos somados, o clube valenciano briga com Real Sociedad (53) e Real Betis (51) pela vaga na fase de grupos do torneio da UEFA. Para isso, terá de virar a chave e focar no embate diante do RC Celta, marcado para domingo (09), às 13h30, sendo válido pela 35ª rodada da competição nacional.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo