Basquete

Único jogador na história com dois números aposentados, Kobe Bryant está eternizado na história do basquete mundial

Photo by Maxx Wolfson/Getty Images

Na noite de 18/12/2017, os dois uniformes de Kobe Bryant – o número 8 que ele usou na primeira metade de sua carreira de duas décadas na NBA e o número 24 que ele usou na segunda metade – foram aposentados numa cerimônia no intervalo quando os Lakers receberem o Golden State Warriors.

Bryant se tornou só o 10º jogador dos Lakers a ter seu número aposentado pela ilustre franquia e o primeiro jogador na história da NBA a ter dois números aposentados pelo mesmo time. Os Lakers decidiram que, dado o sucesso de Bryant, seria necessário este feito.

Kobe Bryant e a camisa #8

Nos tempos de colégio, Bryant usou a camisa 24, mas quando chegou aos Lakers, já havia um jogador usando a camisa, que era George McCloud. Então quis usar a camisa 33 para homenagear o pai, porém, a camisa é aposentada por Kareem Abdul-Jabbar.

Kobe então resolveu somar os algarismos do número 143, sua inscrição em um importante campeonato para jovens talentos que tinha participado antes de entrar na NBA. Ou seja, 1 + 4 + 3 = 8. A relação com o novo número também era antiga, tendo sido usado algumas vezes quando criança, ainda na Itália, – seu pai jogava basquete profissional no país europeu – e então nascia o Kobe #8

Photo by Lisa Blumenfeld/Getty Images

Com a camisa 8, Kobe Bryant atuou por 10 temporadas, chegando em nove playoffs, quatro finais e três títulos nesta fase e nenhum MVP FInals. Conseguiu também 16.886 pontos.

Com essa camisa, Kobe já começou a fazer história na NBA. Então o atleta mais jovem a atuar na Liga, com 18 anos, venceu o torneio de enterradas na temporada de rookie e, já em seu segundo ano, foi selecionado para ser titular no All-Star Game e rapidamente explodiu na liga, se tornou uma referência e conquistou títulos ao lado da lenda Shaquille O’nell entre 2000 e 20002.

Kobe Bryant e a camisa #24

Ainda durante a temporada 2005/2006 o Los Angeles Lakers informou a NBA que Kobe Bryant trocaria de número e não faltaram especulações para a troca do número da camisa do Black Mamba, porém, a troca que Kobe queria imediatamente, não foi possível, pois o prazo havia passado, então não foi até a temporada 2006/07 que Bryant vestiu o número 24, o qual usou no começo de sua carreira na Lower Merion High School, em Ardmore, na Pennsylvania.

Photo by Harry How/Getty Images

“É como um prato limpo”, Bryant diz. “Eu comecei de novo. Só um começo completamente fresco, focado no número que significava muito para mim”. Disse Kobe em uma entrevista para a ESPN.

Logo em sua temporada de estreia coa nova camisa, o astro lideron a NBA mais uma vez em pontos e, no ano seguinte, conquistou seu primeiro e único prêmio de MVP da temporada regular (2008). A chegada do espanhol Pau Gasol fez o time de Los Angeles mais competitivo, embalando série de três finais seguidas. Na primeira, foi derrotado pelo Celtics, mas conquistou dois títulos consecutivos, vencendo o Magic na temporada 2008/2009 e com o troco no Celtics em 2009/2010.

Com a camisa 24, Kobe jogou também por 10 temporadas, chegando ao Playoffs seis vezes. Anotou 16.777 pontos, conquistando dois títulos e dois prêmios de Finals MVP.

Kobe Bryant deixou a NBA sendo o 4° maior cestinha da história da NBA e deixou um legado na Liga. É um dos maiores jogadores da história indiscutivelmente.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo