Eliminatórias Copa do Mundo

Uruguai decepciona e apenas empata com Venezuela, em Caracas

Venezuela 0-0 Uruguai
Divulgação / Conmebol

O Uruguai não conseguiu demonstrar criação ofensiva e apenas empatou com a Venezuela por 0 a 0 nesta terça-feira (8), em jogo disputado em Caracas. O resultado acaba não sendo bom para nenhum dos dois lados que poderiam subir na tabela.

Enfrentando uma seleção defensiva, o Uruguai encontrou problemas para construir jogadas e acabou sendo mais perigoso em lances de bola parada, demonstrando pouca criação. No primeiro tempo, foram apenas dois chutes no alvo e 190 passes trocados, com 77% de aproveitamento.

Na segunda etapa, a Venezuela chegou mais com sete finalizações no total e quase conquistou uma vitória nos minutos finais do jogo, mas a efetividade passou longe do jogo disputado em Caracas e o duelo acabou empatado por 0 a 0.

Com o empate, o Uruguai chega a oito pontos e alcança momentaneamente uma das quatro vagas diretas para a Copa do Mundo, enquanto a Venezuela possui quatro pontos em seis jogos disputados.

As Eliminatórias da Copa do Mundo retornarão apenas em setembro. Agora, ambas seleções estarão concentradas para a Copa América que (até o momento) será disputada a partir da próxima semana. A Venezuela estreia domingo (13) contra o Brasil a partir das 18h, enquanto o Uruguai enfrentará a Argentina no dia 18 a partir das 21h.

1º TEMPO

Como esperado desde o início, a seleção venezuelana se fechou no campo defensivo com cinco jogadores na última linha para anular as investidas uruguaias. Nos primeiros momentos do jogo a estratégia foi bem efetiva e a Celeste pouco ameaçou a Venezuela.

Aos 11 minutos, Luis Suárez teve a primeira chance do jogo ao receber centralizado e arriscar de longe, mas o goleiro Graterol estava atento e segurou firme na primeira defesa. Logo depois, foi a Venezuela quem assustou em boa troca de passes que parou na finalização de Moreno, que resolveu arriscar e mandou por cima.

Josef Martínez recebeu cruzamento entre Gimenez e Godin e aproveitou a falha dos zagueiros uruguaios para abrir o placar aos 16 minutos, mas o VAR detectou toque na mão do jogador venezuelano e o árbitro Anderson Daronco anulou o primeiro gol do jogo.

Na segunda metade da primeira etapa, o Uruguai voltou a trocar mais passes para tentar chegar com perigo, mas a Venezuela passou a dificultar a saída adversária com linhas mais adiantadas, deixando o lançamento como único recurso possível para os uruguaios, que tentavam achar Luís Suárez em boa posição.

Por isso, quem levou mais perigo ao gol foi a Venezuela aos 32 minutos, com Josef Martínez escorando para Savarino entrar na área e finalizar. Aos 37′, Suárez teve boa chance na cobrança de falta, mas ninguém chegou para desviar o cruzamento e o goleiro Graterol saiu para espalmar com bastante susto pois a bola desviou num companheiro de equipe e quase entrou.

Fechando o primeiro tempo, Josef Martínez teve mais uma chance na marca dos 45′ ao aproveitar bola cruzada por Ferraresi, da intermediária, para a grande área. O atacante subiu com liberdade, mas cabeceou por cima.

2º TEMPO

O Uruguai voltou com duas alterações para o segundo tempo, com as entradas de Viña (conhecido pelo torcedor do Palmeiras) e Nández nos lugares de Jonathan Rodríguez e Vecino. A entrada da dupla serviu para tentar melhorar a composição tática no meio-campo pois a Venezuela não encontrava muito dificuldade para chegar ao ataque.

O ritmo no segundo tempo começou abaixo da média com algumas tentativas de jogadas sendo encerradas com erros ou cortes. O Uruguai novamente teve a missão de construir no início, enquanto a Venezuela esperava para sair nos contra-ataques.

Um lance que serve de exemplo para a situação descrita acima foi aos 11 minutos quando os venezuelanos arrancaram no contra-ataque, mas Savarino acabou tropeçando na bola, desperdiçando completamente as chances de conclusão da jogada. Aos 15′, Rincón lançou para Rosales, que dominou e cruzou com liberdade, mas isolou.

Os últimos 25 minutos do jogo foram mais emocionantes. Depois que o meia Otero saiu para a entrada do volante Cásseres, o Uruguai encontrou mais espaços para concluir jogadas. Aos 29′, De La Cruz cobrou falta perigosa e Giménez cabeceou em bola muito perigosa que passou perto da trave.

Aos 32′, o Uruguai tomou a bola na saída de jogo no erro de Ferraresi, De La Cruz arrancou no contra-ataque e Viña recebeu na esquerda para invadir a área e finalizar com bastante força, parando no rosto do goleiro Graterol, que fechou o ângulo. Dois minutos depois, De La Cruz cobrou escanteio e Viña cabeceou, novamente com perigo.

Luis Suárez voltou a ter uma boa chance aos 36 minutos após De La Cruz cobrar mais um escanteio e a bola passou por todo mundo. O atacante campeão pelo Atlético de Madrid finalizou cruzado e a bola resvalou em Cádiz, que quase marcou gol contra.

Depois de grandes chances uruguaias nas bolas paradas, a Venezuela quase venceu o jogo aos 39′ na cobrança de escanteio. Cásseres fez a cobrança na segunda trave, Ferraresi ganhou o duelo aéreo contra Valverde e testou firme para Muslera fazer uma grande defesa.

ESTATÍSTICAS

VEN 0URU 0
Posse de bola44%56%
Finalizações147
Chutes no gol43
Escanteios47
Impedimentos31
Faltas1019
Cartões Amarelos (Vermelhos)3 (0)1 (0)
Passes354442
Passes certos80%81%
Cruzamentos3/123/16
Dribles10/158/11

FICHA TÉCNICA Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo FIFA Catar 2022 – 6ª Rodada
Venezuela 0-0 Uruguai

Data: 08/06/2021, 19:30
Estádio: Jose Antonio Anzoategui
Árbitro: Anderson Daronco (Brasil)

+Benzema é substituído após sentir dores no joelho

Substituições – Venezuela:  Casseres (Otero); Cádiz (Martínez); Mago (Rosales); Celis (Savarino); Feltscher (González)

Substituições – Uruguai : Nathian Nández (Vecino); Matías Viña (Rodríguez); Nicolás De la Cruz (F.Torres); Gorriarán (Torreira)

Venezuela (5-4-1): Joel Graterol; González, Ferraresi, Chancellor, Villanueva, Rosales; Savarino, Júnior Moreno, Tomás Rincón, Rômulo Otero; Josef Martínez. Técnico: Jose Peseiro

Uruguai (4-1-4-1): Fernando Muslera; Giovanni González, José Giménez, Godin, Martín Caceres; Lucas Torreira; Facundo Torres, Matías Vecino, Federico Valverde Jonathan Rodríguez; Luís Suárez. Técnico: Óscar Tabárez

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo