Tempo Real

Thiem vira pra cima de Zverev, acaba com sina de vice e conquista o US Open

Dominic Thiem conquista primeiro Grand Slam da carreira (Photo by Al Bello/Getty Images)
Dominic Thiem conquista primeiro Grand Slam da carreira (Photo by Al Bello/Getty Images)

A finalíssima do US Open entre o austríaco Dominic Thiem e o alemão Alexander Zverev foi disputada neste domingo (13), no tradicional palco do Arthur Ashe Stadium, com virada histórica do número três do mundo por 3 sets a 2 (2/6, 4/6, 6/4, 6/3 e 7/6) em quatro horas de partida. Essa foi a primeira vez na Era Aberta do US Open que um tenista reverteu uma desvantagem de dois sets a zero em uma final. Além disso, o embate foi a primeira final do Major americano a ser decidida no tie-break do último set.

Dominic Thiem se junta a Thomas Muster como o único austríaco a vencer um Grand Slam. Thiem teve que superar os fantasmas dos três vices anteriores, sendo o mais recente no Australian Open deste ano, quando perdeu em cinco sets para Novak Djokovic. Apesar da derrota, Zverev carrega muitos aprendizados deste Aberto dos Estados Unidos. O alemão de 23 anos tornou-se o finalista de Majors mais jovem desde Djokovic no US Open de 2010.

Zverev quebrou o saque de Thiem logo no terceiro game do set inicial, aumentando a vantagem no sétimo game, quando Thiem cometeu duas duplas-faltas. O alemão, que chegou até à final com o maior número de aces e duplas-faltas do torneio, teve uma primeira parcial extremamente consistente com seu serviço. Aliado ao bom saque, Zverev somou 16 winners e apenas seis erros não-forçados, para fechar o primeiro set com facilidade.

Thiem continuou lutando para encontrar sua melhor forma no segundo set, tendo seu saque novamente quebrado logo no terceiro e quinto games. Forehands rotineiros para Thiem iam para fora da quadra, em um momento de desestabilização mental do austríaco. O número três do ranking ainda diminuiu a desvantagem ao quebrar o serviço de Sascha no oitavo game, mas não foi o suficiente para impedir que o alemão abrisse 2 sets a zero.

No terceiro set, Thiem continua errando bolas bobas, vê seu serviço ser mais uma vez quebrado no 1/1, mas devolve a quebra no game seguinte. Um ótimo slice de devolução e um erro não-forçado de Zverev deram a vitória na parcial para Thiem, no 5/4.

A partida esteve empatada durante o quarto set até o oitavo game, quando Thiem se aproveitou de uma dupla-falta de Zverev para conquistar uma crucial quebra, consumando-a no game seguinte ao fechar o set em 6/3, provocando a realização do quinto.

O set final começou com uma quebra de serviço para ambos logo de cara. O duelo então seguiu equilibrado, quando no oitavo game, Zverev aprofundou uma bola de forehand paralelo e quebrou Thiem, bastando confirmar seu serviço no game seguinte para sagrar-se campeão. Contudo, o austríaco devolveu a quebra, fez 5/5 confirmando seu saque e quebrou Zverev novamente no décimo primeiro game, ganhando a possibilidade de sacar para o título.

Mas o alemão não se deu por vencido, e de forma heróica, venceu o game de saque do austríaco para forçar um tie-break no set final. Pouco antes do início do tie-break, Thiem sentiu dores em seu pé, preocupando sua comissão técnica. No entanto, Zverev não soube capitalizar em cima do momento, tendo um desempenho kamikaze nos segundos serviços, e viu Thiem vencer os últimos quatro pontos disputados na corrida pela taça.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo