Tênis

US Open: Carreño Busta elimina Shapovalov em drama de quatro horas

(Matthew Stockman / Getty Images)

Na sessão noturna desta terça-feira (08), o espanhol Pablo Carreño Busta bateu o número 17 do mundo, Denis “El Shapo” Shapovalov, pelo placar de 3/6, 7/6, 7/6, 0/6 e 6/3. Com isso, Carreño Busta é o segundo tenista garantido nas semifinais do US Open 2020, além de ter aumentado seu retrospecto contra Shapovalov para 4-1.

                 

Ambos os tenistas trocaram quebras de serviço no início da partida. Shapovalov entrou com uma postura mais agressiva do que o espanhol, ditando o ritmo dos pontos com winners e erros não-forçados. O canadense obteve outra quebra, no 4/3, após um winner de forehand na linha, tendo apenas que confirmar seu serviço no game seguinte para vencer o primeiro set.

Ao longo da segunda parcial, a consistência do primeiro-serviço de Shapovalov caiu consideravelmente, com o canadense cometendo seis duplas-faltas e vencendo apenas 8 dos 23 pontos disputados no segundo saque. Carreño Busta tirou proveito da oscilação do rival e, com uma passada de backhand, conseguiu um mini-quebra no 3/2 do tie-break, posteriormente fechando o set com um ace para empatar a partida.

O jogo de devolução até então inabalável de Carreño Busta contribuiu para o número alto de erros não-forçados de Shapovalov, e o espanhol conseguiu uma vantagem de 4/2 no terceiro set. O canadense devolveu a quebra no 4/3, após demonstrar um jogo sólido de fundo de quadra, e ainda salvou um break-point no 5/5 com um ace crucial. Já no 4/4 do tie-break, Carreño Busta acelerou o jogo, conquistou uma mini-quebra, e contou com um ótimo primeiro-saque e um winner de forehand para virar o duelo.

No quarto set, Shapovalov castigou o espanhol em longos rallies, quebrando o saque de Carreño Busta logo no primeiro game com um forehand vencedor. O canadense emendou 20 dos 24 disputados para aplicar um pneu no vigésimo-sétimo do mundo.

Com a partida no set final, Carreño Busta recebeu atendimento médico por conta de dores nas costas, levando a crer que os ventos da classificação soprariam à favor de Shapovalov. Porém, o espanhol manteve-se consistente durante o início da parcial, se aproveitando de um backhand errado e uma dupla-falta de Shapovalov para quebra-lo no 3/2. Carreño Busta confirmou a virada dramática após uma devolução de forehand na rede do canadense.

Pablo Carreño Busta enfrentará o alemão Alexander Zverev, número sete do mundo, pelas semifinais da competição.

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo