Tênis

US Open: Confira os destaques dos jogos masculinos no sexto dia

Reprodução/US Open Tennis @usopen

A terceira rodada do Grand Slam nova-iorquino terminou neste sábado (05) com zebra passeando em quadra e cabeças de chave avançando. Acompanhe a cobertura do Esporte News Mundo.

                 

Marin Cilic 1-3 Dominic Thiem (2/6, 2/6, 6/3 e 3/6)

O palco do Arthur Ashe Stadium recebeu o jogo entre o atual número três do mundo, Dominic Thiem, e o campeão do US Open de 2014, Maric Cilic.

Thiem começou a partida cedendo pouquíssimas chances, ao adotar uma postura de movimentação defensiva atrás da linha de saque. Embora Cilic estivesse confortável em assumir o papel de quem ataca, ele não conseguiu agredir Thiem eficientemente. Ambos os jogadores dispararam seis bolas vencedoras ao longo do primeiro set, tendo Thiem cometido apenas dois erros não-forçados contra 13 de seu adversário, reflexo de um dia infeliz do forehand normalmente confiável de Cilic.

O croata continuou sofrendo com a falta de timing em seus golpes durante o segundo set, possibilitando Thiem a abrir 4/0 de cara. Cilic conseguiu criar maior resistência após ser quebrado duas vezes, porém o placar já constava 5/2 para o austríaco, que administrou a larga vantagem e fechou o segundo set sem maiores problemas. Foram 18 bolas vencedoras e apenas quatro erros não-forçados para o número dois do mundo.

No terceiro set, Cilic foi recompensado pelo tênis agressivo, mas errático, que mostrou nas duas primeiras parciais. Quebrando o saque de Thiem no sexto game, quando o placar estava 3/2, Cilic sacou para o set no nono game, com 5/3. O croata ficou visivelmente nervoso para fechar a etapa, tendo um baixo aproveitamento no primeiro serviço, mas se apoiando em seu forehand para tirar um winner da cartola e vencer seu primeiro set.

O bom momento de Cilic na partida pareceu afetar o jogo de Thiem que, nos primeiros cinco games do quarto set, cometeu quase o mesmo número de erros que teve nos primeiros três sets somados (12). Contudo, o austríaco se segurou em seu serviço e quebrou Cilic no sexto game, após quatro erros não-forçados do croata. Cilic teve oportunidades para levar a partida ao quinto set, mas jogou fora os cinco break-points que lhe foram oferecidos. Um grande primeiro saque de Thiem encerrou o embate, em uma noite de 38 bolas vencedoras para o austríaco.

Dominic Thiem enfrentará o canadense Felix Auger-Aliassime pelas oitavas de final do torneio.

Matteo Berrettini 3-0 Casper Ruud (6/4, 6/4 e 6/2)

Na quadra 17 do complexo Billie Jean King, o número oito do mundo, Batteo Berrettini, precisou de duas horas para eliminar o norueguês Casper Ruud, 37º do ranking.

Esta foi a segunda partida entre os tenistas, sendo o confronto anterior uma vitória de Ruud por 3-0 em Roland Garros, no ano passado.

Dessa vez, a história se mostrou bem diferente. A quadra rápida de Flushing Meadows favoreceu em muito o jogo de base agressivo de Berrettini, com seu adversário nem perto de mostrar poder de fogo semelhante.

O italiano, que ainda não perdeu um único set nesta edição do US Open, martelou Ruud durante os três sets, contabilizando 40 bolas vencedoras contra apenas 12 do norueguês.

Matteo Berrettini enfrentará o russo Andrey Rublev, número 14 do mundo, pelas oitavas de final do torneio.

Roberto Bautista Agut 2-3 Vasek Pospisil (5/7, 6/2, 6/4, 3/6 e 2/6)

Em um dos grandes jogos da rodada, o número 94 do mundo, Vasek Pospisil, aprontou para cima do 11º do ranking e favorito, Roberto Bautista Agut, com direito a duas viradas.

Após nove games sem break-points no primeiro set, Bautista Agut conseguiu salvar dois set-points contra atacando o forehand do canadense. Pospisil, então, confirmou seu serviço no 5/5 e conseguiu quebrar o espanhol no 6/5 com três winners de forehand para levar a primeira etapa.

O segundo set trouxe um Bautista Agut muito mais propositivo, criando oito break-points no primeiro game. Pospisil salvou sete, porém na oitava, o espanhol atacou o backhand do canadense e subiu à rede para conquistar sua primeira quebra na partida. O 11º do mundo ainda quebraria novamente seu adversário no caminho para fechar a segunda parcial.

Bautista Agut teve um início fulminante de terceiro set, jogando com consistência no fundo da quadra e esperando o erro do canadense para conquistar a quebra no primeiro game. Posteriormente, o espanhol administrou a vantagem com segurança, vencendo 87% dos pontos com o primeiro serviço e assumindo a liderança no placar do jogo.

A partida tomou um novo rumo no quarto período quando Pospisil atacou mais o espanhol em relação aos sets anteriores, somando 20 bolas vencedoras na parcial, sendo uma delas o winner de devolução com o backhand no crucial oitavo game.

Empatada a partida, Pospisil manteve a mesma postura agressiva, pisando dentro da quadra em momentos-chave e subindo à rede para conquistar duas quebras de saque. Servindo para o jogo no 5/2, o canadense converteu seu primeiro match-point com um bate-pronto de backhand e encerrou o confronto.

“No break-point do quarto set, eu joguei agressivamente, joguei para vencer… sem dúvidas e sem arrependimentos”, disse Pospisil.

“Se você conseguir, você conseguiu. Se não conseguiu, pelo menos você tentou. Essa foi a mentalidade que eu tive durante toda a parte final e hoje funcionou. Eu joguei muito bem e estou emocionado de estar nas oitavas”, completou o canadense.

Vasek Pospisil enfrentará Alex De Minaur, 28º do mundo, pelas oitavas de final do torneio.

Jeffrey John Wolf 0-3 Daniil Medvedev (3/6, 3/6 e 2/6)

O russo Daniil Medvedev teve outra exibição dominante na quadra principal do complexo Billie Jean King. O número cinco do mundo derrotou o azarão Jeffrey John Wolf, número 138 do mundo, em sets diretos que somaram menos de duas horas.

Medvedev, semifinalista em Cincinnati há poucos dias, inibiu o jogo ofensivo de Wolf, cometendo um total de dez erros não-forçados ao longo de toda a partida.

O russo não esteve fora de sua zona de conforto em nenhum momento do embate, quebrando o serviço do estadunidense sete vezes e quatro winners a mais do que seu rival, 33 a 29.

“É um grande resultado [para Wolf] porque nos meus primeiros quatro Grand Slams, eu venci apenas uma partida” ponderou Medvedev. “No primeiro dele, ele já venceu duas partidas, então tenho certeza de que ele ascenderá no ranking da ATP. Hoje não foi o suficiente, eu fiz de tudo para tornar as coisas difíceis [para Wolf]”, concluiu o russo.

Daniil Medvedev enfrentará outro estadunidense, Frances Tiafoe, pelas oitavas de final do torneio.

Outros resultados

Márton Fucsovics 0-3 Frances Tiafoe (2/6, 3/6 e 2/6)

Felix Auger-Aliassime 3-0 Coretin Moutet (6/1, 6/0 e 6/4)

Alex De Minaur 3-2 Karen Khachanov (6/4, 0/6, 4/6, 6/3 e 6/1)

Salvatore Caruso 0-3 Andrey Rublev (0/6, 4/6 e 0/6)

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo