Campeonato Carioca

Vai além do título: Rivalidade no Fla-Flu dita o ritmo da final do Carioca 2021

FOTO: DIVULGAÇÃO

Por: Gustavo Choairy e Matheus Fernando

Considerado por muitos o maior clássico do Brasil, o próximo “Fla-Flu” vai coroar o campeão carioca de 2021. A grande rivalidade entre os clubes não é por acaso. No fim da primeira partida da final, que acabou empatada em 1×1, houve confusão na saída de campo, com xingamentos de Fred a algum flamenguista, que não foi mostrado. A partida decisiva será neste sábado, às 21h05, no Maracanã, e pode aumentar a vantagem do Flamengo como maior campeão do Rio, ou aproximar o Fluminense do rival.

Os dois times são os maiores finalistas da competição e consequentemente, os maiores campeões. Ao longo de toda a história, Flamengo e Fluminense se enfrentaram em 432 oportunidades, com a equipe da Gávea tendo uma leve vantagem sobre o rival: foram 158 vitórias do Rubro-Negro, 140 empates e 134 vitórias do Tricolor. No retrospecto do Campeonato Carioca, aconteceram 256 duelos, com 93 vitórias do Fla e 78 do Flu, além de 85 empates.

SUPERIORIDADE RUBRO-NEGRA

Além de ser o maior campeão estadual do Rio, com 36 títulos, o time da Gávea tem um retrospecto recente muito positivo: é o atual bicampeão do torneio, batendo o Vasco em 2019 e o Flu em 2020. Além de vencer o rival na última edição, o Rubro-Negro também bateu o clube das Laranjeiras em 2017. O Tricolor não leva a melhor sobre o Fla no campeonato desde 1995, jogo que marcou o famoso gol de barriga de Renato Gaúcho.

JEJUM TRICOLOR E BOM INÍCIO DE TEMPORADA

Segundo maior campeão carioca com 31 títulos – atrás apenas do seu adversário nesta partida – o Fluminense entra nessa final com sede de voltar a conquistar esta taça. Seu último triunfo na competição foi em 2012, quando conquistou o título em cima do Botafogo. No ano passado bateu na trave e foi derrotado na ocasião pelo Flamengo, seu atual obstáculo para levantar a taça nesta temporada. 

O Tricolor conta com um bom retrospecto diante do Flamengo neste ano, ainda sem nenhuma derrota. Foram 3 jogos (1 pelo Brasileiro de 2020 e 2 pelo Carioca 2021), 2 vitórias e 1 empate. Ao todo na temporada, sob o comando do técnico Roger Machado, o Fluminense soma apenas 3 derrotas e recentemente detinha uma invencibilidade de 12 jogos. 

GABIGOL X FRED

A artilharia do Flamengo em 2021 não poderia ter outro principal responsável, se não Gabigol. O camisa 9 não cansa de bater recordes e se tornou, recentemente, o maior goleador do Fla no século XXI e o maior artilheiro do clube na Libertadores. Outro fato animador para o torcedor flamenguista é que o Tricolor é a maior vítima de Gabi, com o manto Rubro-Negro. São cinco gols somados em 21 jogos.

Vale destacar também o artilheiro Fred. O ano já é especial para o centroavante tricolor, que comemorou a marca de 400 gols na carreira em abril. A temporada iluminada se reflete nos números. O camisa 9 fez nove gols em nove partidas e precisa de 80 minutos para marcar um gol. No Carioca deste ano, o camisa 9 é o artilheiro do Fluminense com cinco gols e no total de sua carreira, o ídolo marcou 6 gols em cima do Flamengo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo