Cruzeiro

De volta! Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Cruzeiro; relembre passagens

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Cruzeiro já tem um novo técnico na área. Apenas quatro dias após o pedido de demissão de Mozart do comando azul – o ex-técnico deixou o clube mineiro após o empate com o Londrina, em 2 a 2, e a sequência amarga de nove jogos sem vencer na Série B –, Vanderlei Luxemburgo assume a Raposa, nesta terça-feira (3), para comandar o elenco no restante da temporada de 2021, em busca de melhorar os números celestes, deixar a zona de rebaixamento e sonhar com um possível acesso à elite nacional. 

O nome de Vanderlei Luxemburgo já era ventilado para assumir o comando do Cruzeiro antes mesmo de Mozart “pedir o boné”. No entanto, Luxa inclusive veio a público para esclarecer que não negociaria seu retorno enquanto o Cruzeiro tivesse um treinador. Uma questão de respeito, segundo o atual técnico celeste. Com o “caminho livre”, o presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, se reuniu com o experiente treinador, de 69 anos, na manhã desta terça-feira e fechou negócio com o técnico. Luxa chega à Belo Horizonte nesta quinta-feira (5).

O presidente do Cruzeiro fechou negócio com Vanderlei Luxemburgo nesta terça-feira (3) Foto: Cruzeiro/Divulgação

O Cruzeiro anunciou em suas redes sociais o retorno de Vanderlei Luxemburgo ao Cruzeiro. Confira:

Vanderlei Luxemburgo estava sem clube desde que foi demitido do comando de Vasco da Gama, time que comandou até o fim do Campeonato Brasileiro de 2020, no início deste ano, quando a equipe carioca acabou rebaixada à segunda divisão nacional. 

Essa será a terceira passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Cruzeiro. Ele esteve à frente da equipe celeste pela primeira vez em 2002, mais precisamente em agosto daquele ano. Na época, Luxa, como é também conhecido, assumiu a vaga deixada por Marco Aurélio no comando cruzeirense. E sua estreia foi apenas com um empate, sem gols, contra o Botafogo. Mas, esse era somente o início de uma era vitoriosa, já que no ano seguinte alcançaria um feito importante pelo Cruzeiro. 

Veja também: Vice-presidente do Cruzeiro opina sobre projeto de clube-empresa: ‘É o melhor caminho para saldar as dívidas’

Isso porque, ao trazer Alex de volta ao Cruzeiro, conquistaram juntos a inesquecível e histórica Tríplice Coroa, vencendo o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, todos em 2003. Mas, sua passagem chegou ao fim em 2004, ao ser demitido em fevereiro daquele ano.

Porém, todo “bom filho a casa torna”, e assim fez Vanderlei Luxemburgo ao assumir o comando celeste novamente em 2015. Na época, Luxemburgo assumiu a vaga deixada por Marcelo Oliveira. E, no mesmo dia em que chegou à capital mineira, já se colocou à beira do campo para comandar o time celeste na vitória de 1 a 0 diante do Flamengo, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro 2015.

No entanto, sua segunda passagem não foi tão vitoriosa quanto a primeira e, após perder para o Santos, foi demitido em agosto do mesmo ano, após uma sequência negativa de quatro derrotas seguidas em 10 jogos. 

Nos números gerais, o histórico de Vanderlei Luxemburgo à frente do Cruzeiro é favorável: 126 partidas sob o comando do Cruzeiro, com 74 vitórias, 25 empates e apenas 27 derrotas, um aproveitamento de 58, 73%. No quesito gols, foram 260 tentos marcados e 135 sofridos com Luxa no banco de reservas. 

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo