Vasco

Vasco vai buscar seu primeiro jogo sem sofrer gol na temporada diante da Portuguesa-RJ

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

Na noite desta quarta-feira (9), às 21h35, o Vasco receberá a Portuguesa-RJ, em São Januário, pela quinta rodada do Campeonato Carioca. Ainda invicto, o Cruzmaltino ocupa a 2ª colocação na classificação com dez pontos, atrás do Botafogo por conta do saldo de gols. Já a Lusa, dentre os clubes de menor expressão, é a melhor colocada, em 5º, com sete pontos.

+Vasco x Portuguesa: prováveis escalações, onde assistir e palpites

Para a partida, o técnico Zé Ricardo deve voltar ao esquema tradicional, com apenas dois zagueiros e Luis Cangá retornando ao banco de reservas. No entanto, independente da formação da zaga, um problema que vem assolando o Vasco desde a temporada passada é a quantidade de gols que a equipe sofre. Em 2022, mesmo já tendo jogado com dois e três zagueiro em esquemas diferentes, o clube ainda não conseguiu passar 90 minutos sem sofrer gol. A última vez em que o Gigante da Colina obteve um ‘clean sheet’ (jogo sem sofrer gol) foi no dia 27 de setembro de 2021, na vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, também em São Januário.

Desde então, essa tecla vem sendo batida e cobrada da equipe, principalmente pelos torcedores. Com a virada da temporada, esperava-se que, diante de adversários menos potentes, esse feito enfim fosse alcançado no Campeonato Carioca, porém, até agora, foram quatro jogos com o mesmo roteiro.

+Anderson Conceição elogia variação de esquema de Zé Ricardo contra o Madureira: ‘Muito inteligente’

A grande esperança de atingir esse objetivo está em Anderson Conceição, nova contratação do clube pra temporada que se destacou nos primeiros jogos. Além dele, Edimar e Luis Cangá foram nomes que animaram os torcedores enquanto estiveram em campo. O nível das peças e das atuações do sistema defensivo em relação a temporada passada parece ter subido, porém, ainda insuficiente para conquistar um ‘clean sheet’.

O que muitas vezes dificulta esse objetivo é a falta de atenção em alguns lances isolados, como aconteceu na última partida no gol sofrido diante do Madureira. Parecia um jogo controlado e sem sustos, até que Anderson Conceição e Edimar se desentenderam e Pipico aproveitou o vacilo. Contra o Volta Redonda, na estreia, foi o lateral Weverton que recuou mal uma bola para Thiago Rodrigues e desencadeou num pênalti.

Enfim, o conjunto do sistema defensivo parece estar melhorando. Já apresenta melhor proteção à própria área e um bom jogo aéreo – que era uma das maiores reclamações em 2021. Caso a evolução continue, deve ser questão de tempo para o time conseguir o tão sonhado ‘clean sheet’ e tirar esse peso das costas.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo