Vasco

Vasco x Macaé: A primeira grande oportunidade de Ramon, nova chance para Vinícius e recomeço para o clube em 2020

Ramon Menezes vai fazer sua estreia como técnico do Vasco neste domingo (Crédito: Carlos Gregório Jr/Vasco)

POR GABRIEL RODRIGUES E JOEL SILVA

                 

Depois de 105 dias de espera, o torcedor do Vasco vai, enfim, poder ver o time jogar – mesmo que seja só pela televisão. E vai poder conferir novidades no banco de reservas e no time titular. Além de marcar a volta da equipe aos gramados depois da paralisação do futebol devido à pandeia do novo coronavírus, a partida deste domingo, às 16h, contra o Macaé, em São Januário, também vai marcar a estreia de Ramon Menezes como técnico do Vasco. E o treinador já vai testar algumas mudanças na equipe. Entre elas, a entrada de Benítez e a manutenção do jovem Vinícius entre os 11 que começam jogando.

Esta será a primeira grande oportunidade de Ramon como treinador. Ídolo do Vasco como jogador, o ex-atleta iniciou a nova carreira em 2015, após um período como auxiliar técnico. Passou por clubes de menor expressão, como Aseev, Anápolis, Guarani-MG e Joinville.

Seu útlimo trabalho como treinador foi em 2018, pelo Tombense, clube do interior de Minas Gerais. Apesar do bom desempenho no Estadual, levando a equipe as quartas de final, foi demitido depois de uma sequência de seis jogos sem vencer na Série C do Brasileiro. Ao todo, foram 26 jogos com oito vitórias, sete empates e 11 derrotas, com um aproveitamento de 39,7%.

No começo de 2019, Ramon foi contratado como auxiliar-técnico permanente do Vasco. No clube, trabalhou com Alberto Valentim, Vanderlei Luxemburgo e Abel Braga. Após a saída do último, em março deste ano, Ramon, enfim, foi efetivado como treinador do clube pelo qual foi campeão da Libertadores, do Brasileiro, entre outros títulos.

Não depende só de si

A missão de Ramon não será fácil. Após um começo ruim de temporada, que culminou justamente com a saída de Abel Braga, o Vasco tenta um “recomeço de ano”, agora, no fim de junho. O primeiro desafio, que começa neste domingo, é levar o time para as semifinais da Taça Rio, o que não depende exclusivamente do Vasco. Com apenas dois pontos em três jogos disputados, além de vencer as duas partidas restantes, o Cruz-Maltino tem que torcer contra o Madureira e o Volta Redonda para não ser eliminado do Campeonato Carioca.

Para tentar começar com o pé direito e conquistar os três pontos, além de vencer o Macaé, Ramon Menezes vai precisar superar as dificuldades de um começo de trabalho, que foram aumentadas devido a pandemia do coronavírus. Apesar de ter tido uma espécie de “pré-temporada” em pleno junho, o treinador demorou a ter o grupo completo a seu dispor, uma vez que 16 atletas do clube testaram positivo para COVID-19 e perderam a primeira semana de trabalho.

Vinícius no time titular

Por isso, a condição física dos jogadores foi determinante para Ramon escalar o time titular do Vasco para esta partida contra o Macaé. Assim, o jovem Vinícius deve ser mantido no titular. Destaque do Vasco na Copa São Paulo de Futebol Junior, o atacante de 19 anos já vinha tendo oportunidades com Abel Braga e estava agradando o antigo treinador. Ele vai ser uma das pontas da linha de três jogadores atrás de Cano. Quem também vai fazer parte dessa linha, ao lado de Vinícius e Talles Magno, é Benítez. Um dos dois reforços do clube para a temporada e que fez apenas duas partidas entrando durante o jogo, o argentina vai ter sua primeira oportunidade como titular.

Assim, o Vasco deve ser escalado com Fernando Miguel, Pikachu, Leandro Castan, Ricardo Graça, Henrique; Andrey, Fellipe Bastos, Vinícius, Benítez e Talles Magno; Cano.

Vinícius agradou a comissão técnica no começo do ano (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

– Tenho me sentido muito à vontade no grupo, meu relacionamento com os atletas sempre foi muito bom e agora não é diferente. O respeito que temos uns pelos outros. Nesse pouco tempo, o entendimento daquilo que foi passado me deixou muito feliz. Agora é jogar. Tanto eles estão doidos para voltar a jogar quanto eu de fazer a minha estreia como treinador – comentou Ramon em entrevista na “Vasco TV”.

Como falou Ramon, depois de tanta espera, “agora é treinar”. Essa é a expectativa dos jogadores, do treinador e dos torcedores.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo