Automobilismo

Vasseur crê em melhora de Bottas na Alfa Romeo: ‘terá autoconfiança’

CEO da Alfa Romeo prometeu estabilidade para Bottas e acredita que piloto terá melhoras com mais confiança.

Foto: Divulgação / Alfa Romeo Racing

Valtteri Bottas confirmou sua saída da Mercedes em setembro de 2021, durante sua última briga pelo título do Campeonato de Construtores da equipe alemã, o que seria o octa consecutivo. O finlandês substitui seu compatriota, Kimi Raikkonen, que se aposentou aos 42 anos. O CEO da Alfa Romeo, Frédéric Vasseur, em entrevista ao site RacingNews365, confirmou que acredita numa recuperação do número 77 do grid.

(Divulgação / Alfa Romeo Racing)
Valtteri Bottas vai para sua terceira equipe em seu décimo ano de Fórmula 1 (Divulgação / Alfa Romeo Racing)

Com 58 pódios em suas cinco temporadas com a Mercedes, Bottas agora chega em uma equipe que não promete vitórias ou pódios, e vem de um ano fraco com a dupla Raikkonen e Antonio Giovinazzi, conquistando 13 pontos e ficando 10 atrás da Williams. Para Vasseur, será um novo desafio para o finlandês:

— Eu passei muito tempo junto com o Valtteri, e penso que ele está tomando isso como um novo desafio, uma nova oportunidade. Fui muito claro que será muito mais difícil ganhar uma corrida com o carro do ano que vem do que com uma Mercedes. Mas penso que ele também está encarando o fato que sua própria posição no time irá mudar, e será um desafio para ele e uma nova responsabilidade. Estou convencido de que ele irá crescer nesse tipo de responsabilidade pois o conheço muito bem. Irá se desenvolver, terá muito mais autoconfiança, e isso vai ajudar o time e o próprio Valtteri.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Durante seus anos com a Mercedes, Bottas recebia contratos de curta-duração, com extensões de apenas um ano e até alguns meses em casos. De acordo com a entrevista do finlandês para o podcast Beyond the Grid, esse fator era uma maneira de Toto Wolff (chefe de equipe da Mercedes) pressioná-lo a ter resultados melhores. No entanto, Bottas coloca que “se você tem essa pressão contratual por nove anos da sua carreira na F1, ano após ano, isso começa a consumi-lo por dentro”.

Sabendo desse histórico do piloto, a Alfa Romeo fechou um contrato de mais de um ano, sem detalhes públicos de sua duração total. Para Frédéric Vasseur, isso dará estabilidade para Bottas desempenhar em seu maior nível possível, mesmo que num carro abaixo dos anteriores:

— A primeira parte da discussão foi para dar estabilidade a ele. Dissemos, ‘Valtteri, confio em você 100%. Posso ver todo fim de semana o que é capaz de fazer no classificatório contra Lewis, que é a referência máxima. Para mim, você é o cara, e quero oferecer estabilidade para você e para o time.’ O fato é que precisamos de uma referência, totalmente comprometida, 200% solidária para a empresa, 200% presente para a equipe, e que seja uma melhoria real na performance.

(Divulgação / Mercedes AMG F1)
Nos cinco anos de Bottas com a Mercedes, a equipe alemã venceu todos os campeonatos (Divulgação / Mercedes AMG F1)

A estreia de Valtteri Bottas ao lado de Guanyu Zhou, seu parceiro para 2022, na próxima temporada da Fórmula 1 será em Barcelona. O finlandês já testou pela equipe na pós-temporada em Abu Dhabi, porém as novas sessões de testes já serão nos carros feitos para a nova temporada da F1.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo